Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2249
Título: Utilização da fotocatálise heterogênea com TiO2 e radiação solar no tratamento de águas de lavagem de biodiesel
Autor(es): Nascimento, Dayvison José Nunes do
Palavras-chave: Fotocatálise heterogênea
Dióxido de titânio
Energia solar
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O objetivo deste trabalho foi a aplicação e avaliação do POA, Fotocatálise Heterogênea, empregando-se o semicondutor dióxido de titânio (TiO2) irradiado com luz solar para o tratamento de águas de lavagem de biodiesel juntamente com o aproveitamento da energia solar Fotovoltaica. Os ensaios foram realizados com um reator do tipo parabólico concentrador PTC (‘Parabolic- Trough Collectores”), com um reservatório acoplado, com capacidade máxima de 30 L e dois registros globo de diâmetro de 32 mm para fazer o controle da vazão. Os ensaios experimentais tiveram uma duração de 4 horas compreendidas entre 10:00 às 14:00, horário de maior incidência de radiação solar. A vazão de trabalho foi estabelecida em 0,26 L/s e o catalisador utilizado, dióxido de titânio (TiO2), foi mantido em suspensão com uma concentração de 0,01% sob agitação para proporcionar uma melhor homogeneização com o efluente. Em cada experimento foi utilizado 10 L de efluente. Através dos resultados obtidos pode-se concluir que o sistema apresentou uma ótima desenvoltura com uma alta taxa de degradação dos poluentes presentes no efluente.
Descrição: NASCIMENTO, D. J. N. do. Utilização da fotocatálise heterogênea com TiO2 e radiação solar no tratamento de águas de lavagem de biodiesel. 2013. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2249
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayvison José Nunes do Nascimento.pdfDayvison José Nunes do Nascimento1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.