Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22491
Título: Aplicação do método PDCA: um estudo no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba
Autor(es): Lima, Valderêdo Cândido de
Palavras-chave: Administração pública
Qualidade dos serviços
PDCA
Data do documento: 29-Jul-2020
Resumo: A busca pela melhoria na qualidade do serviço prestado a sociedade é um dos principais objetivos da gestão de uma organização pública. A melhoria dos serviços prestados deve ser aliada à obediência aos princípios constitucionais que norteiam a administração pública, que antes de prestar seus serviços aos cidadãos deverá buscar meios para executá-los com qualidade através da adoção de ferramentas de gestão que possibilitem dinamizar essa prestação de serviço da melhor forma possível. O método PDCA como ferramenta de busca de qualidade se baseia num ciclo de procedimentos que visa melhorar o processo de prestação de serviço através de planejamento, ação, levantamento e análise de dados. Assim, o estudo teve como analisar a aplicabilidade do método PDCA na busca da qualidade dos serviços oferecidos pelo 3º BBM. O estudo foi realizado na Festa da Luz - 2020, evento ocorrido anualmente na cidade de Guarabira, no interior do Estado da Paraíba, Para tanto, utilizou-se como metodologia uma abordagem qualitativa, com delineamento descritivo Partindo-se da análise dos dados, chega-se à conclusão de que o 3º BBM ao implantar em seus processos no desenvolvimento deste método, pode trazer melhoria na qualidade de sua prestação de serviço. No estudo é proposto ainda realização de estudos específicos referentes ao método PDCA, a fim de que sejam mais bem compreendidas as particularidades do método, que possam avaliar uma possível padronização no âmbito do 3º BBM.
Descrição: LIMA, Valdêredo Cândido de. Aplicação do método PDCA: um estudo no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22491
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valderêdo Cândido de Lima.pdfPDF - Valderêdo Cândido de Lima1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito465.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.