Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2250
Título: Uso de resíduos líquidos no cultivo da microalga Chlorella sp com potencial para produção de biocombustíveis
Autor(es): Vieira, Tamires de Queiroz
Palavras-chave: Biocombustível
Energia renovável
Vinhaça
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O mundo vive hoje uma dupla crise mundial devido ao uso excessivo de combustíveis fósseis e seus efeitos danosos ao meio ambiente. Com isso, é imprescindível e urgente obter uma fonte energética renovável, e as microalgas é a opção mais atrativa, pois dá um destino adequado para as águas residuárias, atuando como uma excelente fonte para a produção de biocombustíveis. No entanto, as microalgas para seu desenvolvimento necessitam de nutrientes adequados, provenientes da preparação de um meio sintético, ou de outros meios modificados, como o uso de águas residuárias domésticas. Este trabalho estudou o comportamento celular da microalga Chlorella sp em cultivos mixotróficos, através da adição de resíduos líquidos ao meio de cultura Bold´s Basal Medium, visando o suprimento da cadeia produtiva de bicombustíveis, através do uso das microalgas.A primeira etapa do trabalho consistiu na adição de glicerina ao meio em diferentes proporções (2%, 4% e 10%), verificou-se que os resultados não foram satisfatórios para o desenvolvimento da célula, inviabilizando o uso do resíduo em questão para o cultivo de Chlorella sp visando a obtenção de lipídios ou outros insumos proveniente da célula em estudo.A segunda etapa realizada consistiu na suplementação da vinhaça ao meio em diferentes proporções (10%, 15%, 20% e 25%), esse estudo obteve resultados satisfatóriosporque a vinhaça apresentava características para o desenvolvimento da microalga em estudo e houve também condições de obter o cultivo mixotrófico com a vinhaça devido à presença de sua carga orgânica e alta produção celular. A proporção de vinhaça que obteve melhor crescimento foi com a suplementação de 10%, onde se verificou uma excelente adaptação das células a nova composição do meio de cultivo. Com a adição de vinhaça a porcentagens maiores que 10% ao meio de cultivo, verificou-se uma dificuldade no crescimento das células, devido ao excesso de material suspenso presente na vinhaça. Logo, para os resultados obtidos para a segunda etapa, pode-se dizer que é uma técnica viável, pois dará um destino adequado para o resíduo líquido oriundo das indústrias sucroalcooleiras por meio do cultivo de microalgas com potencialidade de produção biocombustíveis, gerando desta forma uma nova fonte de produção de bioetanol e biodiesel.
Descrição: VIEIRA, T. de Q. Uso de resíduos líquidos no cultivo da microalga Chlorella sp com potencial para produção de biocombustíveis. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2250
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamires de Queiroz Vieira.pdfTamires de Queiroz Vieira1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.