Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22518
Título: Protetores bucais utilizados na prática esportiva: uma revisão de literatura sobre a sua eficácia e a percepção dos praticantes de esportes
Autor(es): Nascimento, Elcides Batista
Palavras-chave: Protetores
Esportes de Contato
Odontologia
Data do documento: 12-Nov-2019
Resumo: Os estudos sobre a eficácia do uso de protetores bucais entre os praticantes de esportes de contato vêm crescendo cada vez mais. Diante desse tema, é possível analisar a real proteção do usuário com a utilização de protetores tendo em vista as vantagens que eles podem proporcionar, como a diminuição nas chances de traumas dento alveolares, a proteção da cavidade bucal de futuros traumatismos, menores riscos de luxações, perda de dentes e lacerações de tecidos mole, dentre diversos outros benefícios. Logo, recomenda-se o uso de protetor bucal durante a prática de esportes, já que é comprovado que o uso deste é capaz de diminuir de forma significativa as chances de traumas dentários. É importante frisar que a utilização desse tipo de proteção nos esportes deve ser concomitante à abrangência na produção de informações garantidas aos atletas desde o início das práticas das atividades desportivas, sobre a importância do acompanhamento odontológico, possibilitando a oportunidade da promoção da saúde bucal. A consulta aos praticantes pode ser usada como uma ferramenta propícia ao acolhimento e vínculo na rede de serviços de saúde, e como um momento privilegiado de preparo para os praticantes de esportes sobre importância do uso de protetores bucais. A partir dessa problemática, esse trabalho realizar uma revisão bibliográfica em bases de informações digitais, averigua a qual a percepção dos praticantes de em relação do uso dos protetores, além de verificar os tipos de protetores oferecidos no mercado expondo a importância da presença do profissional da saúde bucal na vida dos praticantes de esportes e disseminar o conhecimento acerca da proposta.
Descrição: NASCIMENTO, Elcides Batista. Protetores bucais utilizados na prática esportiva: uma revisão de literatura sobre a sua eficácia e a percepção dos praticantes de esportes. 2019. 25 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22518
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Elcides Batista do Nascimento.pdf378.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.