Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22519
Título: Efeitos da terapia periodontal não cirúrgica em pacientes com doença renal crônica: uma revisão sistemática
Autor(es): Bezerra, Priscila Lima
Palavras-chave: Periodontia
Diálise Renal
Doença Periodontal
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: Objetivou-se avaliar os efeitos da terapia periodontal não cirúrgica em pacientes com doença renal crônica em comparação aos níveis séricos de proteína C reativa. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática seguindo o checklist PRISMA e oito bases de dados eletrônicas foram acessadas como fontes iniciais de estudo. A pesquisa resultou em 257 registros, dos quais oito foram considerados elegíveis. Os estudos demonstraram que a terapia periodontal não cirúrgica contribui de forma positiva em diminuição do grau de inflamação sistêmica nos pacientes em hemodiálise. Além disso, reforça a necessidade de cuidados especiais quanto à higiene bucal, uma vez que esses pacientes são mais propensos à progressão das doenças periodontais. Como fonte primária de estudo foram utilizadas as bases de dados eletrônicas PubMed/MEDLINE, Web of Science, Scopus, Cochrane Library, SciELO, LILACS, OpenGray e ClinicalTrials.
Descrição: BEZERRA, Priscila Lima. Efeitos da terapia periodontal não cirúrgica em pacientes com doença renal crônica: uma revisão sistemática. 2019. 24 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22519
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Priscila Lima Bezerra.pdf617.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.