Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2252
Título: Análise de conceitos, hipóteses e indicadores da síndrome do overtraining: revisão da literatura
Autor(es): Feijó, Diogo Macedo
Palavras-chave: Metabolismo
Overtraining
Desempenho físico
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Com a crescente explosão do profissionalismo esportivo e a supervalorização do corpo perfeito, a busca por um alto nível de desempenho, praticantes corriqueiros e atletas de alta demanda, intensificam os seus treinos, aumentando níveis de sobrecarga e volumes de exercícios, causando assim sobrecargas alostática no organismo, estresse metabólico e distúrbios nos processos bioquímicos e fisiológicos, potencializando o catabolismo e levando o organismo á um estado de choque, onde a recuperação dos processos orgânicos e trabalhos biológicos danados durante a atividade física são comprometidos, danificando todo o processo de manutenção da vida. O overtraining é uma patologia de nível metabólico que distorce em níveis críticos, todos os processos fisiológicos normais de um organismo, causado por um excesso de esforço decorrente de treinos extenuantes, tratando-se então de um agravante e terrível comprometedor da performance e da saúde de um indivíduo. Sendo assim, os objetivos desta revisão bibliográfica são: buscar conceitos, hipóteses e causas relacionadas á síndrome do overtraining em seus diferentes contextos e mostrar seus indicadores bioquímicos e tipos, bem como os possíveis tratamentos e a profilaxia. Foram utilizados bases eletrônicas de arquivamento de artigos científicos e livros de fisiologia e musculação, afim de coletar os dados da pesquisa. Conclui-se por esta revisão que o mecanismo que conduz o overtraining ainda é incerto e altamente discutido na literatura, sendo que a incidência do overtraining em atletas de alto nível tem aumentado consideravelmente e sugere-se por esta revisão que mais estudos devem ser realizados no intuito aprimorar o conhecimento dos profissionais no assunto.
Descrição: FEIJÓ, D. M. Análise de conceitos, hipóteses e indicadores da síndrome do overtraining: revisão da literatura. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2252
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogo Macedo Feijó Parte 1.pdfDiogo Macedo Feijó Parte 13.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Diogo Macedo Feijó Parte 2.pdfDiogo Macedo Feijó Parte 22.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Diogo Macedo Feijó Parte 3.pdfDiogo Macedo Feijó Parte 3155.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.