Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22521
Título: O uso do vídeo como recurso pedagógico para o ensino de Libras como língua adicional
Autor(es): Silva, Tailda da Costa
Palavras-chave: Vídeo
Ouvinte
Ensino de Libras
Data do documento: 26-Out-2020
Resumo: O presente trabalho versará sobre o vídeo como recurso pedagógico para o ensino de Libras como L2, ou seja, como segunda língua para os alunos ouvintes, proporcionando uma aproximação entre os surdos e ouvintes, através da língua em estudo. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso do recurso tecnológico vídeo como uma ferramenta metodológica para o ensino de Libras como língua adicional para o aluno ouvinte. Enfatizamos, sobre a importância da Libras para formação dos futuros professores, mostrando que ter acesso a L2 proporciona o conhecimento da língua e sua cultura, como também um olhar inclusivo no âmbito educacional. Todavia, nossa abordagem foi de cunho qualitativo com aplicação de um questionário destinado a três alunos do curso de letras português. Deste modo, este trabalho utilizou autores que estudam essa linhagem, como Lebedeff e Santos (2014), Moran (1995), Silva (2009), Strobel (2008), entre outros. Com base nas respostas obtidas dos três discentes, é fundamental a Libras nos cursos de licenciatura, pois através deste componente, os alunos conhecem a história, cultura e os desafios enfrentados pelo surdo e percebem a necessidade de contribuir para uma educação mais inclusiva. Neste viés, o recurso vídeo auxilia no processo de aprendizagem da língua, despertando o interesse, facilitando a memorização dos sinais e envolvendo o sujeito, ou seja, aproximando-o da L2. Portanto, através deste estudo foi possível proporcionar uma reflexão sobre a inclusão do surdo no ambiente escolar e a relevância da Libras para a formação do professor.
Descrição: SILVA, T. da C. O uso do vídeo como recurso pedagógico para o ensino de Libras como língua adicional. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22521
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tailda da Costa SilvaPDF - Tailda da Costa Silva662.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.