Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22531
Título: Estudo bibliométrico da terapia fotodinâmica na endodontia
Autor(es): Pontes, Nássara Beatriz Santos
Palavras-chave: Terapia fotodinâmica
Endodontia
Lazers
Data do documento: 5-Nov-2019
Resumo: O tratamento endodôntico tem como propósito fundamental a máxima desinfecção dos canais radiculares para que futuramente reinfecções não venham a ocorrer. Porém, apesar da eficácia das medicações intracanais e das substâncias irrigadoras, há casos na literatura de insucessos na limpeza e desinfecção dos condutos, propiciando, dessa forma, a persistência bacteriana. Nessa perspectiva, a terapia fotodinâmica (PDT) se apresenta como uma alternativa viável na tentativa de reduzir a quantidade de microrganismos que persistiram mesmo após o preparo químico-mecânico (PQM) e à medicação intracanal. Ela consiste em uma técnica promissora, não invasiva, com largo espectro de ação, sem efeitos colaterais e de ampla indicação na Odontologia. Seu uso se dá através da irradiação em baixas doses com luz visível (laser) associada a um agente químico fotossensibilizador (corante). Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico sobre o uso da terapia fotodinâmica na Endodontia e revisar a ação e eficácia da terapia fotodinâmica no tratamento endodôntico, bem como definir os principais protocolos de PDT na endodontia relatados na literatura. Este estudo caracterizou-se por uma busca bibliográfica na principal base de dados eletrônicos: PubMED/Medline, utilizando os descritores: “photodynamic therapy” e “root canal treatment” e o aperador booleano AND, sistematizando os estudos que utilizaram PDT na endodontia. Foram realizadas a leitura completa de 79 artigos sobre o tema em questão e 47 foram selecionados após uma criteriosa seleção. A partir da análise de algumas variáveis, observou-se que o laser de diodo e o azul de metileno são, atualmente, os principais objetos de estudos, apesar disso há uma grande diversidade de protocolos estudados em relação aos parâmetros de luz, fotossensibilizadores e tempo de exposição. Concluiu-se, então, que a terapia fotodinâmica é uma alternativa a somar como coadjuvante ao tratamento endodôntico convencional, porém se faz necessária a realização de mais estudos que possam fundamentar um bom protocolo clínico para ser utilizado pelo Endodontista em sua prática clínica diária.
Descrição: PONTES, Nássara Beatriz Santos. Estudo bibliométrico da terapia fotodinâmica na endodontia . 2019. 40 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22531
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Nássara Beatriz de Pontes Santos.pdf760.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.