Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22548
Título: A leitura de Literatura Infantil no processo de alfabetização das crianças
Autor(es): Alves, Fabiana Silva
Palavras-chave: Leitura
Literatura Infantil
Alfabetização
Aprendizagem
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: O presente artigo retrata os resultados de uma pesquisa sobre leitura de literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ciclo da alfabetização, que reflete acerca da contribuição da Literatura Infantil na aprendizagem e desenvolvimento dos/as discentes. Como objetivo geral buscou-se compreender como a leitura de literatura infantil influencia na formação leitora das crianças em processo de alfabetização; especificamente, discutir sobre as contribuições da leitura de literatura na formação leitora das crianças no ciclo da alfabetização; identificar se os livros de literatura infantil são utilizados no trabalho com a leitura; e refletir sobre a importância da leitura de literatura no processo de formação das crianças a partir de relatos docentes. O estudo é resultante de uma pesquisa qualitativa em educação, realizada através de um questionário investigativo com professoras de duas escolas municipais do município de Alagoinha/PB. Para o aporte teórico utilizou-se, dentre outras obras, as de (JOUVE, 2002), (MARTINS, 2012), (AMARILHA, 2010), (YUNES, 2010), (FERREIRO, 2011), (SOARES, 2018), (TFOUNI, 2010), que abordam a leitura, a leitura de literatura e sua importância na construção do/a aluno/a leitor/a, e o processo de alfabetização. Para a análise dos dados usouse como metodologia a análise do discurso fundamentada em (BAKHTIN, 1988), que considera a fala como um elemento importante na trama das relações sociais. Concluiu-se que a leitura de Literatura Infantil é crucial na aprendizagem da criança que está em processo de aquisição da leitura e da escrita, fornecendo a mesma uma relação com a vida, e lhe dando uma representação de mundo através de uma conexão entre o real e o imaginário, além de ser fundamental na formação de um/a leitor/a crítico/a e reflexivo/a.
Descrição: ALVES, F. S. A leitura de literatura infantil no processo de alfabetização das crianças. 2020. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22548
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Silva Alves.pdfPDF - Fabiana Silva Alves764.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO.pdfTermo de depósito1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.