Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22549
Título: Reflexões sobre a atuação do(a) cuidador(a) escolar
Autor(es): Lima, Katiúscia Karla de Oliveira
Palavras-chave: Cuidador escolar
Inclusão
Alunos com deficiência
Data do documento: 5-Nov-2020
Resumo: Atualmente a escola tem apresentado mudanças significativas em relação à inclusão com vistas à permanência dos alunos com deficiência e aqueles que necessitam de cuidados especiais na escola regular. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo geral, realizar um levantamento bibliográfico e documental acerca do trabalho do (a) cuidador (a) nas escolas da rede regular de ensino. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) apresentar um breve histórico da inclusão escolar; b) discorrer sobre a função de cuidador (a) de alunos com deficiência; c) identificar suas contribuições. Este estudo, de natureza qualitativa, teve como fonte de informações o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.94/96, O Guia prático do Cuidador e textos de autores tais como: Lima, (2016) Mantoan (2019), Pino (2013), Fonseca (2016), entre outros. Na conclusão, observou-se que poucos estudos têm se dedicado ao objetivo de pesquisar sobre a função, a formação e a importância o cuidador escolar apesar dos avanços registrados nos marcos legais sobre educação inclusiva como direito de todos. Essa constatação, reforça à necessidade de estudos que possam contribuir para ampliar a discussão sobre o cuidador escolar na inclusão de alunos com necessidades especiais.
Descrição: LIMA, K. K. de O. Reflexões sobre a atuação do(a) cuidador(a) escolar. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22549
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katiuscia Karla de Oliveira Lima.pdf.pdfPDF - Katiuscia Karla de Oliveira Lima681.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdf.pdfTermo de Depósito60.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.