Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22566
Título: Desafios da adoção avoenga: evolução da adoção e sua aplicabilidade no sistema vigente legal
Autor(es): Albuquerque, Karla Barreto de
Palavras-chave: Adoção
Adoção avoenga
Ordenamento jurídico
Criança e adolescente
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: O presente artigo aborda a evolução do instituto da adoção e sua aplicabilidade, mais especificamente, os desafios jurídicos da adoção da adoção avoenga, ou seja, de netos por avós, tema que tem gerado grandiosa polêmica no cenário jurídico brasileiro. Desse modo, por meio de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental que se deu através de doutrinas, costumes societários e jurisprudências pátrias atualizadas acerca do tema, foi feito uma análise histórica, delineando a evolução da adoção no Brasil, demonstrando a objetiva possibilidade de adoção de ascendentes por descentes, onde a análise do caso concreto se faz necessária, uma vez que existe vedação expressa no ordenamento jurídico brasileiro, com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, apresentando assim a modalidade de adoção como uma alternativa para não serem desfeitos os laços biológicos, além da afetividade existente entre os parentes, sendo pautada nos princípios do melhor interesse e proteção integral da criança e do adolescente.
Descrição: ALBUQUERQUE, K. B. de. Desafios da adoção avoenga: Evolução da adoção e sua aplicabilidade no sistema vigente legal. 2020. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22566
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Barreto de AlbuquerquePDF - Karla Barreto de Albuquerque306.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito658.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.