Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22577
Título: Um estudo da influência da suavização dos lucros no refazimento e/ou republicação das demonstrações contábeis
Autor(es): Queiroz, Thiago Calixto de
Palavras-chave: Demonstrações contábeis
Refazimento
Republicação
Gerenciamento de resultado
Suavização dos lucros
Data do documento: 24-Nov-2020
Resumo: O objetivo do presente estudo consiste em analisar a associação entre o refazimento e republicação das demonstrações contábeis com a suavização de resultados das sociedades anônimas de capital aberto. Metodologicamente, foram utilizados procedimentos descritivos com abordagem quantitativa e qualitativa, abrangendo uma população amostral de 33 companhias de capital aberto que estavam na CVM e cujos dados de republicação e/ou refazimento estavam disponibilizadas no website da B3, analisadas no período que corresponde de 2008 a 2018. A análise dos dados foi realizada através do método de Eckel (1981) visando quantificar a suavização de resultados, utilizou-se ainda o teste normalidade Shapiro-Wilk em um segundo momento de análise e, não obstante, utilizou-se ainda o teste Wilcoxon-Mann-Whitney. Os resultados encontrados através do índice de Eckel no ano da republicação para empresas que suavizaram seus resultados foi de 68%, já as que não suavizaram o resultado apresentaram um percentual de 32%. Ademais, na estatística descritiva por períodos no ano da republicação/refazimento apresentou uma média de -543,25 e, para comprovar a estatística utilizada, foi realizado o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney a fim de testar a hipótese nula. Conclui-se, portanto, que entre a republicação e/ou refazimento das empresas suavizadoras e não suavizadoras não há diferenças estatísticas por meio do teste de Wilcoxon-Mann-Whitney haja vista que não se rejeitou a hipótese nula das igualdades das médias, podendo concluir que em anos anteriores, no ano da republicação e nos anos posteriores as médias de suavização mantiveram-se linear significativamente.
Descrição: QUEIROZ, Thiago Calixto de. Um estudo da influência da suavização dos lucros no refazimento e/ou republicação das demonstrações contábeis.39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22577
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito539.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Thiago Calixto de Queiroz.pdfPDF - Thiago C.Queiroz528.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.