Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22583
Título: Imunoexpressão de cxcl12 em adenoma pleomórfico de glândula salivar
Autor(es): Araújo, Arielly Sander da Silva
Palavras-chave: Quimiocina CXCL12
Imuno-histoquimica
Glândulas salivares
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Introdução: O Adenoma Pleomórfico (AP) de glândulas salivares é uma neoplasia benigna com variável proporção de componentes epiteliais, mioepiteliais, exibindo diversos arranjos arquiteturais celulares e variáveis aspectos estromais. Objetivos: analisar a imunoexpressão da quimiocina CXCL12 em relação a parâmetros clínico patológicos de uma série de adenomas pleomórficos de glândula salivar. Métodos: Numa amostra de adenomas pleomórficos foram coletados dados sociodemográficos e clínico-patológicos os quais foram analisados em relação ao perfil de expressão imunoistoquímica, por meio do método estreptovidina-biotina peroxidase, do anticorpo anti-CXCL12. Os dados foram submetidos ao teste de Shapiro-Wilk e possíveis diferenças nas medianas dos percentuais de positividade para a proteína foi avaliada por meio do teste não paramétrico de Mann-Whitney. Resultados: A amostra foi constituída de 20 casos, predominando no sexo feminino (75%), numa ampla faixa etária, com predominância na sexta década de vida, localizados principalmente na glândula parótida (45%) como nódulos assintomáticos. Em relação à classificação de Seifert et al (1976) e dicotomização de Miranda Viana et al (2013) predominaram os casos classificados no grupo clássico/estromal (n = 19; 63,3%). O IP de imunomarcação para CXCL12 variou de 31,4 a 99,3%, com média de 83,24%, sendo maior nas amostras provenientes de glândulas salivares maiores (mediana = 96,80) e do grupo celularizado (mediana = 97,50). No entanto, estas diferenças não foram estatisticamente significativas (p > 0,05). Conclusão: O perfil de imunoexpressão da CXCL12 na totalidade da amostra, principalmente nos APs mais celularizados sugere que esta quimiocina poderia exercer um papel essencial na patogênese dessa neoplasia, provavelmente através da regulação de mecanismos associados à sobrevivência e proliferação celular.
Descrição: ARAÚJO, Arielly Sander da Silva. Imunoexpressão de cxcl12 em adenoma pleomórfico de glândula salivar. 2019. 25. p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22583
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Arielly Sander da Silva Araújo.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.