Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22585
Título: Avaliação da qualidade mastigatória e fatores associados em crianças de 6 a 12 anos
Autor(es): Barros, Lucrécia da Silva
Palavras-chave: Odontologia
Crianças
mastigação
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: A mastigação é aprendida de forma reflexa e é responsável por grande parte do desenvolvimento e crescimento craniofacial. Como o aparelho mastigatório não é inerte e está exposto a mudanças durante o crescimento das crianças, a alimentação por meio do reconhecimento de texturas e sabores, exerce importante papel contribuidor para a qualidade da mastigação. Desta forma, o presente trabalho buscou avaliar a qualidade da função mastigatória por meio de métodos subjetivos e objetivos para verificar se há presença de fatores associados como a autopercepção, preferências alimentares, cárie e/ou ausência dentárias, preferência de lado e o IMC que podem influenciar nas funções da mastigação em escolares. Realizado com crianças entre 6 e 12 anos de idade matriculadas nas escolas municipais do município de Araruna, onde a amostra por conveniência foi constituída por 159 crianças, que responderam a um questionário adaptado de avaliação da qualidade mastigatória e preferência de lado, associado a um exame clínico intra-oral quanto ao tipo de dentição, a condição ICDAS, o número de dentes ausentes e avaliação antropométrica. Esses dados foram digitalizados no Microsoft® Office Excel e analisados estatisticamente pelo softer SPSS versão 2.0 com descrição dos dados categóricos por meio do teste quiquadrado, teste t de student e Exato de Fisher. Os resultados demonstraram que a maioria estavam entre 7 e 8 nos de idade, apresentavam dentadura mista no período intertransitório e possuíam IMC adequado. Além de que 53% das crianças apresentavam dificuldade média na mastigação, demonstrando pouca dificuldade para mastigar a maioria dos alimentos abordados no questionário. Tinham uma alimentação considerada pastosa pois 49,1% afirmou ter o hábito de beber líquidos durante a refeição. Somado a isto, este trabalho trouxe também que o número de dentes ausentes gerou influência direta sobre a dificuldade de mastigar (p=0,048). Além de apontar que os participantes também afirmaram uma prevalência quanto a preferência de lado (68,6%), mas que o mesmo não estaria associado a dificuldade de mastigar. Conclui-se desta forma que, dentre os possíveis fatores pesquisados que estariam causando influência na qualidade da mastigação, apenas o número de dentes ausentes associado a dentição mista no segundo período transitório teve influência direta sobre a dificuldade de mastigar.
Descrição: BARROS, Lucrécia da Silva. Avaliação da qualidade mastigatória e fatores associados em crianças de 6 a 12 anos. 2019. 32. p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22585
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Lucrécia da Silva Barros.pdf717.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.