Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22587
Título: A educação integral no Programa Novo Mais Educação: estratégias e desafios na Escola Senador Humberto Lucena em Dona Inês-PB
Autor(es): Araújo, Neriane da Silva
Palavras-chave: Educaçao integral
Novo Mais Educação
Politicas públicas
Data do documento: 23-Out-2020
Resumo: O Novo Mais Educação configura-se como uma estratégia do governo Federal para ampliar a jornada escolar do ensino fundamental das escolas. Este trabalho tem o objetivo geral refletir sobre a Educação Integral no âmbito do Programa Novo Mais Educação (PNME) na Escola Senador Humberto Lucena, de nível fundamental II. Como objetivos específicos foram adotados: a) apresentar uma breve trajetória histórica do Programa Novo Mais Educação; b) compreender e analisar as estratégias e os desafios da ampliação da jornada escolar abordando o Programa Novo Mais Educação; c) problematizar as dificuldades de uma Educação Integral no nosso contexto político, social, econômico e cultural atualmente, discutindo as dificuldades a partir da realidade e experiência de uma escola da rede Municipal de ensino; d) analisar quais estratégias utilizadas para o desenvolvimento do programa, apontando os pontos positivos e negativos da Educação Integral; e) refletir acerca das contribuições deste Programa; e) compreender quais foram os resultados obtidos com a ampliação da jornada escolar. Para a elaboração deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico para referencial teórico e embasamento do texto e uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a partir da aplicação de um questionário, para um estudo de caso da escola com os atores (uma coordenadora municipal, um coordenador facilitador e uma gestora) que participaram do programa Novo Mais Educação (PNME) na instituição de ensino no período de 2017-2018. Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: Moacir Gadotti, Jaqueline Moll, Celi Scallon, Orlandil Moreira, Teresa Cristina Faria, dentre outros, e alguns documentos legais, entre eles o Caderno de Orientações do Programa Novo Mais Educação e do Mais Educação, além de portarias e resoluções que autorizam a execução dos Programas. Como resultado, esta pesquisa apresenta o contexto da Educação Integral proposta no programa, bem como o impacto dessa modalidade de ensino na realidade da referida localizada em Dona Inês, destacando sua organização, desenvolvimento, progresso e retrocesso na qualidade do ensino-aprendizagem e no desenvolvimento social dos alunos. A pesquisa constatou que a Educação Integral proposta neste Programa contribuiu para o processo de ensino aprendizagem no Município, sobretudo, na formação cidadã, e possibilitou a reflexão sobre a realidade do PNME, contextualizando a prática educativa, propondo assim novos debates para a formulação de novas alternativas educacionais no âmbito da educação em tempo integral.
Descrição: ARAÚJO, N. da S. A educação integral no Programa Novo Mais Educação: estratégias e desafios na Escola Senador Humberto Lucena, em Dona Inês-PB. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de curso (Especialização em Educação e Politicas Publicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22587
Aparece nas coleções:III - EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Especialização NERIANE DA SILVA ARAÚJO.pdfPDF - Neriane da Silva Araújo872.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CamScanner 11-22-2020 20.53 (3).pdfTermo de depósito827.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.