Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22589
Título: Casa grande e senzala: uma leitura sobre o processo de erotização dos corpos negros
Autor(es): Martins, Josivaldo Evangelista
Palavras-chave: Corpos
Gilberto Freyre
Negros
Racismo
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: O presente artigo é uma análise da obra, Casa-Grande & Senzala (1933), de Gilberto Freyre, para tal nos ativemos como os corpos escravizados são contextualizados em sua obra, como esses corpos eram negociados, explorados em várias instâncias do domino colonial, e principalmente a exploração sexual e erotização dos corpos. Tendo em vista as violências sofridas pelos corpos negros no período colonial do Brasil, partiremos da premissa que é necessário questionar o mito da democracia racial para só depois assim então podermos pensar como os corpos negros foram significados por Freyre. Para entender esse processo buscamos diálogo com os trabalhos de (SCHWARCZ, 2018), (GOMES, 2019), (ALBUQUERQUE, 2006), e outros que se prontificou a tratar do tema.
Descrição: MARTINS, J. E. Casa grande e senzala: uma leitura sobre o processo de erotização dos corpos negros. 2020. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22589
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josivaldo Evangelista MartinsPDF - Josivaldo Evangelista Martins647.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito4.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.