Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Jeferson Silva da-
dc.date.accessioned2020-12-07T18:46:41Z-
dc.date.available2020-12-07T18:46:41Z-
dc.date.issued2020-11-10-
dc.identifier.otherCDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22607-
dc.descriptionCRUZ, J. S. da. O erro escolar discente no processo de avaliação das aprendizagens em língua portuguesa. 2020. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2020.pt_BR
dc.description.abstractDiante das atribuições do erro ao fracasso do aluno, indagada pela sociedade em sua grande amplitude, decidimos averiguar a compreensão e o tratamento dado aos erros transparecidos no decorrer do processo de avaliação das aprendizagens em Língua Portuguesa. Para tanto, definimos o seguinte objetivo geral: analisar como é concebido o erro no processo de avaliação das aprendizagens na disciplina Língua Portuguesa. O trabalho está fundamentado com base nos apontamentos de: Aquino (1997), Lopes e Silva (2011), Vygotsky (2000), Luckesi (2011), entre outros. Foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativa, descritiva, conduzida a partir da participação de um professor de Língua Portuguesa e de nove alunos do 8º ano de uma Escola Municipal situada na cidade de Brejo do Cruz – PB. Atentando-se para as categorias de análise previamente definidas: compreensão e identificação do erro; tratamento oferecido ao erro e práticas de avaliação do erro em Língua Portuguesa, foi realizada uma análise de conteúdo, havendo a triangulação de dados a partir de dois instrumentos: uma entrevista semiestruturada, direcionada ao professor, e um grupo focal com os alunos. Percebeu-se então, que o erro é considerado sob duas concepções, uma positiva e outra negativa, a primeira, compreende o erro como um caminho que conduz a aprendizagem, e a segunda, não agrega ao erro uma importância para o processo de aprendizagem. Os resultados apontam que o erro é compreendido e tratado sob uma perspectiva da avaliação formativa, mas, ainda perdura a ideia do erro como um elemento negativo ou de fracasso frente a aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof.ª Ma. Eianny Cecília de Abrantes Pontes e Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleO erro escolar discente no processo de avaliação das aprendizagens em língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-O ERRO ESCOLAR DISCENTE (JEFERSON-VERSÃO FINAL).pdfPDF - Jeferson Silva da Cruz1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito TCC.pdfTermo_de_Deposito TCC.pdf66.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.