Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2261
Título: Avaliação da eficiência de diferentes coagulantes no tratamento de água de manancial eutrofizado
Autor(es): Silva, Aluízio Gonçalves da
Palavras-chave: Eutrofização
Cianobactérias
Tratamento de água
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: As atividades humanas causam impactos negativos nos corpos d’água superficiais utilizados para o abastecimento da população. A poluição antrópica intensifica o processo de eutrofização, altera a qualidade da água pelo aumento exuberante de produtores primários com predominância de florações de cianobactérias. Estas causam redução do oxigênio dissolvido na coluna de água, diminuição da biodiversidade e a perda das qualidades cênicas do ecossistema. Alguns gêneros produzem cianotoxinas nocivas à biota e à saúde humana (irritações dérmicas, intoxicação hepáticas e neurológicas, tumores, cânceres e até a morte). Cianobactérias e suas cianotoxinas dificultam o tratamento da água, pelo aumento da turbidez, geração de sabor e odor desagradáveis, colmatação dos filtros de areia, maior gasto de produtos químicos e maior custo da água potabilizada. Neste contexto, o presente trabalho objetivou avaliar, em escala de bancada, as melhores condições de coagulação da água bruta do açude Argemiro de Figueiredo (eutrofizado) na remoção de cor aparente, pH, turbidez e fitoplâncton usando cinco coagulantes (Sulfato de alumínio, Tanfloc, Cloreto de polialumínio, Polímero catiônico sintético e Polímero aniônico sintético). Em Jar Test foram simuladas a coagulação, floculação e sedimentação, fundamentais em uma Estação de Tratamento de Água convencional. As condições de funcionamento do Jar Test foram os mesmos para todos os ensaios (tempo de mistura rápida 60 s-1, gradiente de mistura rápida 120 s-1, tempo de floculação 20 min, gradiente de floculação 40 s-1 e velocidade de sedimentação de 1,4 cm/min). Os resultados após sedimentação evidenciaram que o cloreto de polialumínio, na dosagem de 9,92 mg.L-1 de Al3+ e pH entre 5 e 6 sem adição de alcalinizante ou acidificante, apresentou as melhores remoções da cor aparente (70%) e verdadeira (100%), turbidez (16%) e 80% das células fitoplanctônicas. Os valores finais dessas variáveis estão dentro ou próximas ás exigidas pela Portaria 2914/2011 para água potável: cor aparente 15 uH, turbidez 0,5 uT e pH entre 6 e 9,5. A densidade fitoplanctônica remanescente, de 4,5 x 103 cel/ml pode ser removida na etapa seguinte, de filtração, sem colmatar os filtros tão rapidamente. Os resultados mostraram que o tratamento aplicado produziu um efluente de boa qualidade.
Descrição: SILVA, A. G. da. Avaliação da eficiência de diferentes coagulantes no tratamento de água de manancial eutrofizado. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2261
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluízio Gonçalves da Silva.pdfAluízio Gonçalves da Silva890.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.