Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22612
Título: Atributos do conselho de administração e disclosure de informações sobre responsabilidade social corporativa: uma evidência nas empresas dos setores de consumo cíclico e não cíclico da b3
Autor(es): Moura, José Tiago Marques de
Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa
Disclosure
Conselho de Administração
Global Reporting Initiative
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: O presente estudo objetivou verificar a ocorrência de influência das características do Conselho de Administração (CA) no disclosure de informações sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em seus âmbitos ambientais e sociais. Como amostra têm-se 36 empresas listadas na Brasil Bolsa Balcão – B3, pertencentes aos setores de Consumo Cíclico e não Cíclico, que divulgaram informações não financeiras em seus websites. Os atributos do CA avaliados foram: tamanho, independência, diversidade e atividade; informações encontradas nos formulários de referência disponibilizados pelas empresas da amostra. Para coleta de dados acerca das informações sobre RSC fez-se uso da técnica de análise de conteúdo através de um protocolo adaptado do GRI – G4 (2015). No que concerne aos aspectos metodológicos, trata-se de uma investigação descritiva, transversal e quali-quantitativa. Os principais resultados denotam que das 36 empresas investigadas, 28 fazem uso do relatório de sustentabilidade no formato GRI, estando a maioria delas (22) no segmento do Novo Mercado, e 08 fazem uso de outros tipos de relatórios. O nível de divulgação de informação sobre RSC dos setores de consumo cíclico e não cíclico foram, respectivamente: 0,55 (baixa divulgação) e 0,77 (alta divulgação). Considerando os atributos do CA, o setor não cíclico apresenta o menor nível de diversidade, de acordo com índice de Blau, sendo este de 0,11, para uma perfeita diversidade se o índice fosse 0,5. Tamanho e independência são melhores representados no setor não cíclico, de acordo com os parâmetros da pesquisa. As hipóteses da investigação dos atributos do CA com o nível de disclosure de informações sobre RSC, não detectaram relações estatísticas significativas, porém verificou-se relação estatística significativa e negativa entre o nível de disclosure de informação sobre RSC e a quantidade de reuniões periódicas no CA, inferindo que há uma probabilidade de acerto na predição de uma variável, conhecendo a outra, nesse caso, se uma aumenta, a outra diminui, denotando uma relação inversa, entre as variáveis relacionadas.
Descrição: MOURA, José Tiago Marques de. Atributos do Conselho de Administração e disclosure de informações sobre Responsabilidade Social Corporativa: uma evidência nas empresas dos setores de consumo cíclico e não cíclico da b3. 2020. 25f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22612
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSE TIAGO MARQUES DE MOURA.pdfPDF - JOSE TIAGO MARQUES DE MOURA650.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito TCC.pdfTermo de Deposito TCC70.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.