Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2262
Título: Influência de cobertura no desempenho de sistema de tratamento de resíduos sólidos orgânicos domiciliares instalado em Campina Grande-PB: uma contribuição à sustentabilidade territorial
Autor(es): Souza, Daniella Marques
Palavras-chave: Gestão de resíduos sólidos
Lixo
Políticas públicas
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de cobertura no desempenho do Sistema de Tratamento Descentralizado de Resíduos Sólidos Orgânicos Domiciliares – SITRADERO, instalado no Bairro de Santa Rosa, no município de Campina Grande-PB. A pesquisa foi realizada de Março de 2011 a Agosto de 2012, e teve como critérios de comparação a análise do teor de umidade e de temperatura que são essenciais para a eficiência do processo de compostagem, além do exame de redução da quantidade de rejeito, tempo de biodegradação da matéria orgânica e qualidade do composto resultante. Os sistemas foram identificados pelas siglas C1 (sem cobertura) e C2 (com cobertura) e para ambos os ciclos foram utilizados os mesmos tratamentos T1 (estruturante: grama + farelo + rejeito) e T2 (estruturante: folhas + farelo + rejeito). Constatou-se que a implantação da cobertura no sistema de compostagem contribuiu significativamente para o aumento do tempo de duração da fase termófila, maior controle do teor de umidade, redução do tempo de estabilização da matéria orgânica e aumento do percentual de transformação de resíduos sólidos orgânicos em composto. Os tratamentos investigados nos dois ciclos atenderam aos propósitos da tecnologia estudada: estabilização e higienização. Foram eficientes em transformar resíduos sólidos orgânicos domiciliares (2.767 kg) em compostos com características adequadas ao uso agrícola (257.56 kg) e sem riscos de contaminação, tanto para o meio ambiente, quanto para o ser humano. A implantação do sistema de tratamento de resíduos sólidos orgânicos domiciliares em escala piloto no bairro de Santa Rosa, Campina Grande-PB com cobertura, favoreceu a redução dos fatores limitantes que provocam interferência no desenvolvimento dos organismos responsáveis pela degradação da matéria orgânica, contribuindo dessa forma, para a mitigação de impactos negativos, tais como: produção de chorume, controle do teor de umidade, redução da proliferação de insetos indesejáveis, aumento do tempo da fase termófila e de estabilização. Portanto, é essencial que as tecnologias de tratamento de resíduos sólidos orgânicos desenvolvidas em laboratórios sejam aplicadas em escala piloto, no sentido de confirmar a sua viabilidade e propiciar a incorporação nas políticas públicas locais.
Descrição: SOUZA, D. M. Influência de cobertura no desempenho de sistema de tratamento de resíduos sólidos orgânicos domiciliares instalado em Campina Grande-PB: uma contribuição à sustentabilidade territorial. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2262
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniella Marques Souza.pdfDaniella Marques Souza1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.