Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22621
Título: O uso do lúdico como metodologia alternativa do ensino de geografia: um estudo de caso nas turmas do 9º ano da Escola Municipal José Tomaz de Aquino – Cuitegi/PB
Autor(es): Rodrigues, Emanuel de Carvalho
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Geografia
Lúdico
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: O aludido trabalho expõe com base na visão geográfica, mergulhada na comunicação dos jogos didáticos, suas contribuições para melhor entendimento no que se refere a geografia escolar, afluindo numa abordagem sistemática sobre o uso dos jogos no âmbito do processo de ensino-aprendizagem da Geografia. A aplicação de jogos didáticos em sala de aula não é recente, todavia, percebe-se que nem sempre é utilizada. É fato que o emprego dos jogos didáticos auxilia na interação dos discentes com os colegas de turma e o docente, bem como contribui para o enriquecimento do conteúdo disciplinar, facilitando a aprendizagem. Em vista disso, o objetivo do nosso trabalho foi, a princípio, mostrar como o lúdico pode ser usado no processo de ensinoa-prendizagem da Geografia, sendo uma possibilidade de metodologia a ser utilizada. Para atingir esse objetivo, nos pautamos na metodologia in loco, a partir da pesquisa de campo no local do objeto de análise. O referido trabalho foi desenvolvido durante o ano letivo de 2019, na Escola Municipal José Tomaz de Aquino na cidade de Cuitegi/PB. Para reforçar a leitura geográfica, nossa fundamentação teóricoconceitual foi sustentada na análise de autores que discutem a temática em questão, tais como Carlos (2008), Dudzic (2016), Mota (2018), Passerini (2007), Pontuschka (2007), Santos (2018) e Silva (2014). Com a realização dessa pesquisa em campo e a aplicação das seguintes atividades lúdicas, um geo-bingo, jogo da velha geográfico e uma adaptação da plataforma kahoot em apresentação de slides nas turmas de 9º ano “A” e “B”, se pôde observar a interação efetiva com a prática pedagógica ativa. Diante do exposto, ao concluirmos a nossa pesquisa, foi possível perceber um resultado positivo quanto ao uso do lúdico no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem da Geografia, sendo bastante eficaz, bem como tendo boa assimilação para a compreensão dos discentes. Não obstante, vale ressaltar, que a aplicação do lúdico é uma metodologia que nem sempre será aceita de forma unânime em sala de aula, nem tampouco substituirá a metodologia tradicional. Contudo, é notável, e não podemos negar que o contexto em que se insere o uso do lúdico, certamente irá influenciar efetivamente nos resultados obtidos junto aos discentes.
Descrição: RODRIGUES, E. de C. O uso do lúdico como metodologia alternativa do ensino de geografia: um estudo de caso nas turmas do 9º ano da Escola Municipal José Tomaz de Aquino – Cuitegi/PB. 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22621
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuel de Carvalho RodriguesPDF - Emanuel de Carvalho Rodrigues1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito135.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.