Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22622
Título: Interfaces entre a oralidade e a variação linguística: Uma proposta metodológica
Autor(es): Silva, Sangela Lígia Camilo da
Palavras-chave: Oralidade
Ansiedade
Variação linguística
Preconceito linguístico
Data do documento: 24-Nov-2020
Resumo: Nesta pesquisa apresentamos uma proposta metodológica alicerçada na interface entre oralidade e variação linguística. Para um melhor desenvolvimento oral dos alunos, lançamos, primeiramente, um olhar em relação à temática da ansiedade que, em muitos casos, atua dificultando a expressão das falas desses indivíduos. Enfatizamos, ainda, o valor da variação linguística e o respeito da fala do outro para erradicar/diminuir o preconceito linguístico. Neste sentido, a presente monografia tem como objetivo geral apresentar uma proposta metodológica para alunos do 6° ano do ensino fundamental, envolvendo interfaces entre oralidade e variação linguística. Para atingir nosso propósito, no que diz respeito ao viés variacionista, fundamentamos nos preceitos de William Labov (2008), Marcos Bagno (1999, 2007, 2013, 2017), bem como Bortoni-Ricardo (2005). Em relação ao trabalho com a oralidade, destacamos: Marcushi e Dionísio (2007), Negreiro e Vitorino (2019). Pontuamos, também, os autores Cury (2013), Muniz e Fernandes (2016) e Silva (2011) que contribuíram para a condução da abordagem sobre a ansiedade. Metodologicamente, nossa pesquisa tem abordagem qualitativa e é de caráter descritivo-interpretativo. Os resultados revelam que esse estudo é uma ferramenta alternativa para os docentes de língua portuguesa que estão preocupados com a difusão da oralidade como instrumento de empoderamento linguístico e a melhoria do ensino da variação.
Descrição: SILVA, S. L. C. Interfaces entre a oralidade e a variação linguística: Uma proposta metodológica. 2020. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22622
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sangela Lígia Camilo da SilvaPDF - Sangela Lígia Camilo da Silva913.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito164.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.