Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22627
Título: Análise das demonstrações contábeis: um estudo em empresas de pequeno porte na cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Queiroz, Bárbara Helen Silva de
Palavras-chave: Demonstrações contábeis
Empresas de pequeno porte
Informações contábeis
Tomada de decisão
Data do documento: 6-Dez-2020
Resumo: A geração de informação por parte dos profissionais contábeis não é novidade no século XXI, o diferencial está em elaborar tais informações de maneira que faça o usuário interpretá-las de forma correta, dando suporte e suprindo a necessidade de compreensão por parte dos gestores das empresas, independentemente de seu porte. Desse modo, objetivou-se investigar se as informações fornecidas pela contabilidade através da análise das demonstrações contábeis influenciam no processo da tomada de decisão em empresas de pequeno porte. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados, através do método de pesquisa descritiva, além da realização de questionários junto a empresas de pequeno porte situadas na cidade de Campina Grande - PB. Foram enviados 573 questionários para empresas classificadas como EPP, via correio eletrônico devido a pandemia da COVID-19 instaurada mundialmente, resultando em 23 questionários respondidos. Os dados obtidos foram organizados em planilha eletrônica, onde foram gerados gráficos e tabelas. A pesquisa demonstrou que as informações providas pela contabilidade são relevantes e confiáveis, oferecendo elementos fundamentais para tomada de decisão, diante das circunstâncias de modo geral, seja na contratação de funcionário, compra de maquinário, novos investimentos, dentre outras situações. De acordo com os resultados da pesquisa 56,5% dos respondentes afirmaram que os relatórios contábeis sempre são suporte para se tomar decisão, evidenciando-se que a informação contábil é de grande relevância na gestão das Empresas de Pequeno Porte, em todos os aspectos, onde compreende-se que através da análise dos relatórios financeiros e contábeis pode-se saber a realidade da empresa, podendo traçar um melhor caminho para uma tomada de decisão consciente.
Descrição: QUEIROZ, Bárbara Helen Silva de. Análise das demonstrações contábeis: um estudo em empresas de pequeno porte na cidade de Campina Grande - PB. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22627
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdfTermo de Depósito86.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PD- Bárbara Helen Silva Queiroz.pdfPDF-Bárbara Helen Silva Queiroz617.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.