Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22630
Título: Livro didático e sociolinguística: preconceito e variação linguística em sala de aula
Autor(es): Fernandes, Jéssica Maria
Palavras-chave: Livros didáticos
Preconceito linguístico
Variação Linguística
Sala de aula
Data do documento: 21-Nov-2020
Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise dos aspectos sociolinguísticos no que se refere ao preconceito e à variação linguística presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa da coleção PNLD “Português Linguagens”, usados do 6º ao 9º anos na Rede Pública de Ensino do município de Brejo do Cruz – PB. A referida Coleção é de autoria de Cereja e Magalhães (2015). O interesse pela temática justifica-se pelo entendimento da relevância das discussões acerca do preconceito e da variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Com efeito, estes conceitos são evidenciados nos estudos da sociolinguística variacionista que traz importantes contributos para o estudo da linguagem. Isto posto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica para a qual foram elencados como aportes teóricos os estudos de Bagno (1999, 2002); Bortoni-Ricardo (2005); Brasil (1998); Lajolo (1996); Travaglia (1997), dentre outros. Verificou-se que embora privilegiem os gêneros textuais da escrita, os autores da coleção estudada abordam o preconceito linguístico e a variação linguística em diversos momentos nos livros em variados gêneros textuais, o que evidencia a multiplicidade de possibilidades de usos da língua.
Descrição: FERNANDES, J. M. Livro didático e sociolinguística: preconceito e variação linguística em sala de aula. 2020. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha , 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22630
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA MARIA FERNANDES - TCC.pdfPDF - Jéssica Maria Fernandes1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Jéssica - Termo Assinado.PDF561.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.