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dc.contributor.authorRibeiro, Islane da Silva-
dc.date.accessioned2020-12-08T16:28:35Z-
dc.date.available2020-12-08T16:28:35Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22632-
dc.descriptionRIBEIRO, I. da S. Educação Ambiental na Escola Municipal José Tomaz de Aquino - Cuitegi/PB: Uma análise ao descarte incorreto de resíduos sólidos a partir das ações do Programa Residência Pedagógica. 2020. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo analisar as atitudes e formas de como os alunos interagem com temas relacionados ao Meio Ambiente e a Educação Ambiental nas turmas do 7º ao 9º ano da Escola Municipal José Tomaz de Aquino – Cuitegi/PB, afim de apresentar de forma sintetizada a Educação Ambiental (EA) e discutir a importância da interdisciplinaridade na prática da sala de aula, enfatizando as aulas de Geografia para a aprendizagem dos alunos em relação ao descarte incorreto de resíduos sólidos. Desta forma, a pesquisa teve como metodologia para o trabalho a pesquisa-ação, primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico com autores como: Cascino (1999), Ruiz (2005), Oliveira (2007), dentre outros. Na pesquisa de campo houve a coleta de dados através da aplicação de questionários composto por perguntas abertas e fechadas, em seguida foi aplicado a proposta de intervenção com atividades de dinâmicas e revitalização das lixeiras, com os alunos participando de forma ativa. As aplicações de questionários foram realizadas com 67 alunos, 8 professores e 4 auxiliares de serviços gerais. Comprovou-se que os alunos não têm conhecimento sobre o que é a Educação Ambiental de fato, mas sabem temas relacionados ao Meio Ambiente e os impactos ambientais causados pelo homem a natureza. Sobre os questionários aplicados para os professores, notou-se que os mesmos trabalham com a Educação Ambiental na escola. Por fim, existe a necessidade de trabalhar com mais projetos que envolvam a Educação Ambiental na escola e além dela, fazendo parcerias com outras instituições para execução de ações que combatam o descarte incorreto de resíduos sólidos e a população dessa cidade futuramente possa sofrer menos com os impactos ambientais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Angélica Mara de Lima Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação Ambiental na Escola Municipal José Tomaz de Aquino - Cuitegi/PB: Uma análise ao descarte incorreto de resíduos sólidos a partir das ações do Programa Residência Pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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