Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22634
Título: Rio Grande do Norte: Um Porto Seguro mais ao Norte da Bahia para a Esquadra de Cabral?
Autor(es): Santos, Thaíz Araújo dos
Palavras-chave: Descobrimento
Rio Grande do Norte
Cabral
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho objetivou averiguar a validade das evidências apontadas pelo historiador Lenine Pinto para a chegada de Cabral a Touros–RN, em substituição a Porto Seguro/Cabrália-BA. Foi feita uma pesquisa bibliográfica que abordou desde o inicio das navegações portuguesas ate a vinda da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. A relevância desse trabalho está em apontar uma linha de pesquisa que pode, em futuros trabalhos, vir a redefinir ou não a história do descobrimento/achamento do Brasil. Comparou-se os dados de Lenine Pinto com a Carta de Pero Vaz de Caminha, fazendo apreciação da teoria deste autor acerca das evidências apontadas por ele para a chegada de Cabral ao RN, quais sejam: o pico do cabugi como o verdadeiro monte pascoal; os marcos de pedra portugueses em território brasileiro especialmente, o Marco de Touros e o de Cananéia; as milhas percorridas por Cabral na costa brasileira, supostamente de Touros-RN a Cananéia-SP, não iniciadas na Bahia; as correntes marítimas e ventos alísios que influenciaram o ponto de desembarque cabralino; os topônimos, especialmente o do Cabo de São Jorge no mapa de Cantino e no RN, com a suposta chegada de Cabral a ele em 23 de abril; a contrainformação antiespionagem que pode ter originado a crença no Porto Seguro baiano; a não designação por Pero Vaz de Caminha de um porto seguro na Bahia. Os dados de Lenine Pinto foram cruzados com dados da historiografia obtidos da Carta de Pero Vaz de Caminha, de livros digitais de historiadores portugueses reconhecidos, livros de historiadores brasileiros clássicos, artigos acadêmicos, teses, materiais jornalísticos, vídeos e sites na internet. Ao final desse trabalho, pôde-se concluir que são mais frágeis as evidencias que apontam para o desembarque de Cabral em Porto Seguro/Cabrália- BA do que as que apontam para o Rio Grande do Norte, contudo, carecem e futuras novas pesquisas comprobatórias para que sejam fechadas todas as lacunas acerca desse tema.
Descrição: SANTOS, T. A. dos. Rio Grande do Norte: Um Porto Seguro mais ao Norte da Bahia para a Esquadra de Cabral?. 2020. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22634
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaíz Araújo dos SantosPDF - Thaíz Araújo dos Santos1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito60.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.