Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22636
Título: A gestão escolar no contexto pandêmico do COVID-19: as contribuições formativas do estágio supervisionado III do curso de Pedagogia da UEPB em Guarabira
Autor(es): Silva, Maria Elizangela Santos da
Palavras-chave: Gestão escolar
Estágio supervisionado
Formação do/a pedagogo/a
Vivências formativas
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: Este estudo se estruturou em meio a vivência no Estágio Supervisionado III em Gestão Escolar no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Guarabira, que se organizou de modo remoto para responder as exigências atuais referentes a formação do professor, pedagogo e da gestão escolar, a partir de uma realidade adversa que a educação brasileira se encontra ante ao contexto pandêmico da Covid-19. Para tanto, buscamos indagar: Quais as contribuições formativas do Estágio Supervisionado III, do Curso de Pedagogia, da UEPB em Guarabira para compreensão do contexto da Gestão Escolar ante a realidade pandêmica da Covid-19? Neste sentido apresentamos como objetivo geral deste estudo refletir sobre as contribuições do Estágio Supervisionado III, do Curso de Pedagogia, da UEPB em Guarabira, no contexto da gestão escolar frente a pandemia da Covid-19. Ainda apresentamos como objetivos específicos: a) Discutir sobre a importância do Estágio Supervisionado para a formação do pedagogo/a; b) Compreender o contexto da Gestão Escolar frente a realidade pandêmica da Covid-19; c) Apresentar um relato das vivências realizadas na Escola Municipal Sérgio Luiz de Melo Gomes, a partir dos encaminhamentos e orientações do Estágio Supervisionado III em gestão escolar do Curso de Pedagogia da UEPB em Guarabira; d) Refletir sobre as contribuições formativas do Estágio Supervisionado III, acerca das vivências junto a gestão escolar e equipe técnica da Escola Municipal Sérgio Luiz de Melo Gomes ante o cenário da Covid-19. A fundamentação teórica, toma como base autores que solidificam as teorias sobre estágio supervisionado, ensino remoto e estágio em tempo de pandemia, entre os quais podemos citar Zabalza (2014), Lima e Pimenta (2010), Avelino e Mendes (2020), Dias e Pinto (2020),Faustino e Silva, (2020) e Alves (2020) Paro (2016) e outros autores que enriquecem a pesquisa. O trabalho ocorre através de pesquisa qualitativa exploratória, de cunho bibliográfico e análise dos documentos oficiais, tanto os que embasam esta modalidade de ensino não presencial, quanto os já existentes para a educação e gestão educacional e a aplicação de um questionário estruturado direcionado a gestão da escola campo para os gestor e equipe gestora, e questionários com professores e responsáveis. O trabalho procura contribuir com a pesquisa para a sociedade acadêmica, que através da mesma possa fomentar outros estudos sobre o tema estudado. As pesquisas direcionadas ao novo educacional que trazem tantas novidades e que estão em fase de adaptação por toda a sociedade, mais a experiência vivenciada através do estágio supervisionado III, mediante as novas perspectivas trazem subsídios para os profissionais envolvidos com o aprender e o ensinar, bem como o gerir.
Descrição: Silva, M. E. S. da. A gestão escolar no contexto pandêmico do COVID-19: as contribuições formativas do estágio supervisionado III do curso de Pedagogia da UEPB em Guarabira. 2020. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22636
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Elizangela Santos da SilvaPDF - Maria Elizangela Santos da Silva20.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito130.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.