Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22650
Título: O uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem
Autor(es): Lima, Kátia da Cruz
Palavras-chave: Tecnologia
Educação
Aprendizagem
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: O estudo foi realizado no contexto escolar com a finalidade de compreender o processo do uso das tecnologias para o desenvolvimento da aprendizagem no âmbito da inclusão, com o objetivo de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como metodologia de ensino na prática docente de professores atuantes no Ensino Fundamental I. Fundamentando-se em Gardner (1995), Barbieri et al., (2008), Moran, (2017). Foi utilizada uma abordagem qualitativa e descritiva, tendo a participação de 30 professores atuantes em instituições de educação básica na modalidade do Ensino Fundamental I, sendo aplicado um questionário estruturado com 14 perguntas sobre o uso das tecnologias na sala de aula, e o desenvolvimento da aprendizagem e as múltiplas inteligências no processo de inclusão na sala de aula. Após análises, constatou-se que existem diversos desafios para professores e alunos, pois, a tecnologia tornou-se uma ferramenta de apoio e motivação para a inclusão e o desenvolvimento de habilidades do alunado. Conclui-se que, ainda há dificuldades quanto ao uso das tecnologias em sala de aula, sendo necessário reforçar a importância da formação continuada com base nos princípios da autonomia dos profissionais, para lhe oportunizar mais segurança e domínio na atualização das ferramentas tecnológicas no âmbito educacional.
Descrição: LIMA, K. da C. O uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22650
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kátia da Cruz LimaPDF - Kátia da Cruz Lima915 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito790.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.