Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22652
Título: Nós somos jurássicos: biopolítica, sociedade do controle e potência da vida em Jurassic Park de Michael Crichton
Autor(es): Carvalho, Arthur Emânuell Coutinho de
Palavras-chave: Jurassic Park
História
Literatura
Biopolítica
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: Esta monografia visa analisar a obra Jurassic Park, publicada em 1990, pelo autor Michael Crichton, partindo do estudo da governamentalização dos corpos e do direito sobre a vida, buscando dialogar com as principais críticas deste livro, que aborda temas como a sociedade de controle, a megafauna, a biopolítica, a teoria do caos e outros temas e perspectivas. A intenção é refletir sobre como nossa sociedade está submetida ao controle sobre a vida exercido por instituições e empresas, como também o controle sobre a carne, sobre o corpo e sobre diversos outros aspectos materiais e imateriais da existência. É também objetivo desta monografia entender e analisar, a partir da Teoria do Caos, como a vida contém em si mesma uma força que não pode ser parada, impedida ou contida. As alegorias utilizadas em Jurassic Park demonstram ser, ainda mais que seu objetivo ficcional, uma crítica bem fundamentada e altamente necessária ao controle sobre a vida e o corpo numa sociedade onde essas dimensões ganham cada vez mais centralidade.
Descrição: CARVALHO, A. E. C. de. Nós somos jurássicos: biopolítica, sociedade do controle e potência da vida em Jurassic Park de Michael Crichton. 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22652
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Emânuell Coutinho de CarvalhoPDF - Arthur Emânuell Coutinho de Carvalho595.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito539.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.