Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22655
Título: Usando Linked Open Data para geração de explicações em sistemas de recomendação musical
Autor(es): Dias, Mateus da Silva Sousa
Palavras-chave: Sistemas de recomendação
Filtragem colaborativa
Linked Open Data
Dbpedia
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: A utilização de sistemas de recomendação está crescendo de forma exponencial. No passado, sua utilização se restringia apenas a algumas áreas, como a de entretenimento, por exemplo. Contudo, atualmente os sistemas de recomendação têm ganhado novos horizontes e sua presença é notada cada vez mais, especialmente em áreas mais cruciais. Ao passo que a qualidade da recomendação está sendo aprimorada constantemente e levando em consideração a presença de sistemas de recomendação em áreas que afetam diretamente a vida de usuários ou terceiros, a interpretabilidade se mostra cada vez mais essencial em sistemas de recomendação. O objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de um sistema de recomendação musical, baseado na abordagem de filtragem colaborativa. Além disso, o sistema também tem como objetivo a geração de justificativas para as recomendações. Esse tema aborda a questão da interpretabilidade, que se mostra cada vez mais importante em sistemas de recomendação. Apesar de não conseguir gerar justificativas para todas as recomendações, o sistema desenvolvido conseguiu alcançar uma taxa de 94,72% de justificativas geradas. O alcance em questão se mostrou satisfatório para o objetivo, levando em consideração a ausência de alguns dados nas bases extraídas do site DBpedia.
Descrição: DIAS, M. S. S. Usando Linked Open Data para geração de explicações em sistemas de recomendação musical. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba. Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22655
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mateus da Silva Sousa Dias.pdfPDF - Mateus da Silva Sousa Dias1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito516.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.