Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22658
Título: Marketing sensorial no ponto de venda: um estudo sobre a experiência de compra do consumidor.
Autor(es): Costa, Thatiane de Araujo
Palavras-chave: Marketing sensorial
Consumidor
Estímulo sensorial
Data do documento: 16-Nov-2020
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação a respeito dos impactos do marketing sensorial sobre a experiência de compra do consumidor no ponto de venda. A construção de dois objetivos específicos se fez necessária para embasar a investigação principal desta pesquisa, são eles: a) identificar como os cinco sentidos são trabalhados no ponto de venda por meio de estratégias de marketing sensorial e b) analisar o uso de estímulos sensoriais como estratégia direcionada à experiência de compra do consumidor no ponto de venda. Para tal, foi realizado um estudo de caso de natureza aplicada, exploratória e de abordagem qualitativa, fundamentado em entrevistas semiestruturadas e observação não-participante in loco. Somaram-se 9 (nove) participantes ao todo, dentre estes, 8 (oito) consumidores e a gerente da empresa pesquisada, cujas opiniões expressadas foram submetidas à análise interpretativa correlacionando-a tanto ao referencial teórico quanto à observação não-participante realizada. A experiência de compra do consumidor, no local de realização da pesquisa, está diretamente relacionada aos estímulos sensoriais ali dispostos e, por conseguinte, o marketing sensorial proporciona à atmosfera do ponto de venda uma ambientação estratégica que permite ao consumidor captar, mesmo que subjetivamente, sensações imprescindíveis no processo de fidelização com a marca. Notou-se, então, que os cinco sentidos, com exceção a audição, são aproveitados na ambientação do ponto de venda. Não obstante, os resultados apontam que os estímulos sensoriais dispostos na loja tornam a experiência de compra mais prazerosa para o consumidor.
Descrição: COSTA, T. A. Marketing sensorial no ponto de venda: um estudo sobre a experiência de compra do consumidor. 2020. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22658
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thatiane de Araújo Costa.pdfPDF - Thatiane de Araújo Costa994.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito243.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.