Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22667
Título: 1984: um estudo do poder disciplinar na construção de subjetividade
Autor(es): Silva, Joanderson dos Santos
Palavras-chave: Michel Foucault
Subjetividade
Disciplina
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: A referida pesquisa fez uso dos princípios foucaultianos, que embasam um estudo a respeito das relações de poder na sociedade através de um método arquealógico. Com o objetivo de analisar essencialmente o poder disciplinador do romance distópico 1984, escrito pelo inglês George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, e publicado pela primeira vez em 1949, essa pesquisa fez uso de um modelo de caráter qualitativo explicativo e bibliográfico. Por meio da construção político-econômica da obra, identificou-se a presença de instrumentos tecnológicos e discursivos responsáveis por revelar uma disciplina que visa tanto na docilização dos corpos, das chamadas “massas” ou “proles”, como também na transformação destes em uma sociedade útil ao Estado. Esse método de controle que se manifesta no romance em toda a camada social foi classificado e categorizado nessa investigação por meio de ações adotadas pelo partido Ingsoc. Observamos, por fim que os instrumentos de controle social apresentados na obra podem perpassar barreiras da ficção e serem constatadas,também, em nossa realidade
Descrição: SILVA, J. dos S. 1984: um estudo do poder disciplinar na construção de subjetividade. 2020. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22667
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanderson dos Santos SilvaPDF - Joanderson dos Santos Silva934.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito219.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.