Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22672
Título: Desvalorização da profissão contábil: aviltamento de honorários versus ética profissional
Autor(es): Delgado, Samara dos Santos
Palavras-chave: Desvalorização profissional
Aviltamento de honorários
Ética profissional
Profissional contábil
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: Com o crescente número de profissionais no mercado no meio contábil, um dos problemas enfrentados é com relação ao aviltamento de honorários. Diante disso, o objetivo da pesquisa é analisar a relação existente entre aviltamento de honorários e desvalorização da profissão contábil a luz da ética profissional. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza descritiva e a coleta de informações se deu por meio de aplicação de um questionário, sendo disponibilizado de forma virtual e enviado o link de resolução por meio do aplicativo WhatsApp aos profissionais da contabilidade do Município de Campina Grande, na Paraíba. Os resultados da pesquisa demostraram que os profissionais consideram a NBC PG 01- CEPC importante para guiar a conduta profissional em relação à classe e a sociedade, bem como na elaboração dos honorários contábeis, entretanto fica claro que os mesmos não tem conhecimento, e não estão atentos ao que se preceitua a referida norma e no seu cumprimento. No tocante a profissão contábil os profissionais consideram que o aviltamento de honorários tem sido um dos problemas enfrentados pelos profissionais atualmente, e foram apontados como fatores que estão contribuindo para a desvalorização contábil: a conduta antiética dos colegas de profissão, a inexistência de uma tabela de fixação de preços e o aviltamento de honorários. Quanto a contabilidade online, esse novo modelo é visto pelos profissionais como uma oportunidade para o meio contábil, visto que, em decorrência das mudanças tecnológicas este profissional precisou se adaptar, entretanto, se faz necessário avaliar os impactos da contabilidade online em relação modelo ao tradicional.
Descrição: DELGADO, Samara dos Santos. Desvalorização da Profissão Contábil: Aviltamento de Honorários versus Ética Profissional. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22672
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Samara dos Santos Delgado.pdfTCC - Samara dos Santos Delgado426.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito90.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.