Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22697
Título: Contraditório no inquérito policial: discricionariedade da autoridade policial
Autor(es): Sousa, Alexandre Pereira de
Palavras-chave: Inquérito
Contraditório
Discricionariedade
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: O contraditório no inquérito como elemento de defesa na fase da persecução penal proporciona a autoridade policial grande poder discricionário, funcionando no primeiro momento como juiz, promotor e defensor, de modo a elaborar um conjunto probatório de acordo com a sua convicção com bases nas provas por ela colhida. Notoriamente o inquérito policial, é um instituto jurídico, que, por vezes, é mal compreendido e discriminado ora no ambiente acadêmico, ora nas lições retratadas pela doutrina, e por ocasião de alguns julgamentos, formalizados em entendimentos jurisprudenciais. Considerando a real aplicabilidade mitigada, da observância das garantias constitucionais da ampla defesa e contraditório, não se faz necessário um detalhamento no corpo do trabalho do inquérito policial contemplando todos os seus requisitos e exigências formais e legais. A pretensão investigatória é a de se ater e a demonstrar a importância deste procedimento policial inserido no sistema de justiça criminal. Não se pretende ainda exaurir a temática retratada nas suas mais diversas interpretações, mas, sobretudo, demonstrar como o trabalho discricionário da autoridade policial pode contribuir nesta fase pré-processual em garantir um melhor esclarecimento dos fatos, a partir da oportunidade do investigado em contribuir com elementos de provas que podem ser empregadas no inquérito policial, sem prejuízo de seu deslinde, e como forma de robustecer a futura ação penal, e também de se evitar uma ação penal em dissonância com princípios balizadores do Estado Democrático de Direito. A proposta aqui levantada visa desconstruir o senso comum e raso que se estabeleceu durante décadas, principalmente difundido nos meios acadêmicos, em torno do inquérito policial, com o apontamento de alguns elementos responsáveis por essa “marginalização doutrinária”.
Descrição: Sousa, A. P. de. Contraditório no inquérito policial: discricionariedade da autoridade policial. 2020. 20f. Trabalho de Final de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22697
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre Pereira de SousaPDF - Alexandre Pereira de Sousa307.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.