Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCandido, Declisse de Lima-
dc.date.accessioned2020-12-11T00:27:03Z-
dc.date.available2020-12-11T00:27:03Z-
dc.date.issued2020-11-10-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22706-
dc.descriptionCANDIDO, D. de L. Educação étnico-racial na educação infantil: práticas pedagógicas e o cumprimento da lei 10.639/03. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por finalidade caracterizar as práticas pedagógicas das professoras frente a inserção da educação étnico-racial na educação infantil. A pesquisa realizada com professoras, 01 professora da educação infantil da rede pública, 01 professora da educação infantil da rede particular, 01 professora do ensino fundamental l da rede públicada cidade de Passa e fica - RN. Para chegarmos até o objetivo geral, buscamos o que as professoras sabem acerca da lei 10.639/03 (BRASIL,MEC, 2003), do projeto político pedagógico da escola, e a frequência com que trabalham a cultura afro-brasileira. A pesquisa, com abordagem qualitativa, e realizada com a técnica da análise de conteúdo. O roteiro de entrevista foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. Autores como Munanga(2005), Fonseca(2016), as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana(2004), e as orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais(2006), foram essenciais para a construção deste trabalho. Mesmo com os avanços da educação étnico-racial na educação infantil, o processo de inserção ocorre lentamente. Tais profissionais atribuem conhecimento e relevância ao ensino da história e cultura afro-brasileira na educação infantil, em que contemplar o ensino da educação étnico-racial na educação infantil é um meio para que a criança aceite o outro em suas diferenças, desenvolvendo habilidades para que as tornem capazes de se relacionar com a diversidade sem preconceito.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Sheila Gomes de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleEducação étnico-racial na educação infantil: práticas pedagógicas e o cumprimento da lei 10.639/03pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Declisse de Lima CandidoPDF - Declisse de Lima Candido320.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito564.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.