Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22708
Título: Análise da implantação das Escolas Cidadãs Integrais no estado da Paraíba (lei nº 11.100/2018): o modelo pedagógico/gestão e os índices de desenvolvimento educacional
Autor(es): Santos, Romário Farias Pedrosa dos
Palavras-chave: ECI
Integral
Modelo
Paraíba
Política
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: Este trabalho se propõe a discutir o Modelo de Educação Integral denominado de Escola Cidadã Integral que está em processo de implantação no Estado da Paraíba, com 229 escolas no ano de 2020. O objetivo central deste trabalho é realizar uma análise da implantação dessas escolas, criadas por meio da Lei Nº 11.100 de 06 de abril de 2018, analisando as especificidades do modelo pedagógico e de gestão e a evolução dos índices educacionais. Assim, nos propomos a identificar se tal modelo, em termos de aplicabilidade, aceitação e formação integral, está em consonância com o que propõe a formação para integralidade do ser. Para isso, nos utilizamos de pesquisa bibliográfica, para a fundamentação teórica e suas devidas análises, sendo a pesquisa principal realizada por meio de preenchimento de formulário eletrônico (Google Forms), utilizado como estratégia diante da Pandemia do COVID-19, que recebeu respostas de alguns estudantes, professores, gestores e coordenadores das 14 gerências regionais de educação do Estado da Paraíba. No que tange à fundamentação teórica desse trabalho, fazemos uso de autores que integram o grupo dos principais pensadores contemporâneos da educação Integral no país, como, COSTA (2006), MOLL (2012 e 2010), GADOTTI (2010 e 2011). Por fim, identificamos um novo paradigma educacional que se estabelece no Estado da Paraíba, com uma ascensão nos índices educacionais, em meio aos embates, debates, elogios e críticas da comunidade escolar diante da implantação do novo modelo educacional.
Descrição: SANTOS, R. F. P. dos. Análise da implantação das Escolas Cidadãs Integrais no estado da Paraíba (lei nº 11.100/2018): o modelo pedagógico/gestão e os índices de desenvolvimento educacional. 2020. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22708
Aparece nas coleções:III - EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romário Farias Pedrosa dos SantosPDF - Romário Farias Pedrosa dos Santos3.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito680.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.