Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22714
Título: Estradas vicinais não pavimentadas: avaliação das condições de trafegabilidade em trecho contido no município de Santa Maria da Boa Vista – Pernambuco.
Autor(es): Martins, André Soares
Palavras-chave: Estradas
Estradas de terra
Defeitos
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: A malha rodoviária é um conjunto de vias pertencentes a uma das três classes de jurisdição (federal, estadual ou municipal), que se entrecruzam, formando uma rede, possibilitando a ligação entre diferentes localidades, promovendo a locomoção de bens e passageiros. É notório que, no Brasil, a grande parte da malha rodoviária ainda é composta por estradas não pavimentadas, ou seja, que não possuía a superfície de rolamento revestida por material asfálticos, concreto ou por alvenaria poliédrica. Grande parte destas vias encontra-se em zonas agrícolas, e além de possibilitarem ao escoamento da produção agrária, consiste, em muitas ocasiões, como a única forma de acesso da população, situada em áreas rurais, aos serviços básicos e essenciais para a garantia da qualidade de vida, tais como serviço de saúde, educacional, lazer e ao comércio em geral. Mesmo com tamanha importância socioeconômica, é comum a situação de estado inadequado das condições de trafegabilidade em muita dessas estradas. O objetivo do trabalho foi verificar as condições de uma estrada não pavimentada situada no município de Santa Maria da Boa Vista – PE, partindo da aplicação do método Unsurfaced Road Condition Index (URCI). A metodologia utilizada consistiu na realização de inspeções de campo para a identificação e análise das patologias atuantes na superfície da estrada, verificando a densidade e o nível de severidade apresentados em cada um dos defeitos presentes, conforme o manual técnico TM 5-626, reproduzido pelo Departamento do Exercito dos EUA, possibilitando, ao final da análise, a determinação do índice para classificação da condição em que se encontra a estrada. Esse procedimento foi repetido em todas as seis unidades amostrais devidamente localizadas em trechos distribuídos ao longo da via. A unidade amostral 4 foi a que apresentou piores resultados, obtendo-se, nesse trecho, um valor de URCI = 49, classificando-a como de condições regular. Ao fim das análises, obteve-se um valor de URCI médio = 59,2 determinando, dessa forma, a classificação geral da estrada em análise como boa. O método demostrou ser de fácil execução, podendo ser uma boa opção de ferramenta para o auxilio à gestão destas estradas, contudo, é necessário uma pesquisa mais profunda para verificação da precisão dos resultados fornecidos. Verificou-se também que a falta de conhecimento técnico, por parte dos envolvidos com as atividades de gerenciamento e manutenção, pôde contribuir, consideravelmente, com a qualidade dessas vias.
Descrição: MARTINS, André Soares. Estradas vicinais não pavimentadas: avaliação das condições de trafegabilidade em trecho contido no município de Santa Maria da Boa Vista – Pernambuco.. 2019. 38 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia civil )- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22714
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-André Soares Martins.pdf6.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.