Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22716
Título: Avaliação da concepção do sistema de abastecimento de água em Serraria – PB: uma abordagem SIG - MCDA
Autor(es): Ramos Filho, Rivaildo da Silva
Palavras-chave: Método ELECTRE
Sistema de Informação Geográfica
Sistema de abastecimento de água de pequeno porte
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: A avaliação da concepção das unidades que compõem o sistema de abastecimento de água (SAA) é abordada neste trabalho sob a perspectiva de apoio ao processo de tomada de decisão. Essa visão sistêmica do leque de alternativas que existe para cada etapa, bem como suas características, possibilita uma nova percepção sobre um SAA planejado, minimizando erros de funcionamento e gastos desnecessários. Estudos na área de saneamento são realizados a partir do confronto de informações multiobjetivas com um alvo comum, a busca pela melhor alternativa. Nesse sentido, são explorados recursos de análise espacial e não espacial que possibilitam definir com base em critérios um modelo capaz de servir como indicador em ações de planejamento e gestão. Esse modelo foi aplicado ao SAA de Serraria, cidade do estado da Paraíba, com a finalidade de verificar a adequação desse sistema e propor melhorias. Ao aplicar o modelo supracitado foi verificado que o sistema apresenta características adequadas de acordo com a análise realizada para o aspecto locacional das unidades, com exceção para a escolha do manancial, já que a barragem Nova Camará, localizada na cidade de Alagoa Nova, foi a que apresentou o nível mais alto de avaliação. Em contrapartida aos acertos, este trabalho também evidenciou as escolhas não adequadas para os tipos de tratamento e captação, já que para o manancial atual, com características de alta variabilidade do nível da água e baixa vazão, o tipo de tomada atual – captação direta – não se encaixa aos requisitos. Da mesma forma para a etapa de tratamento atual, a tipologia – ciclo convencional – não é a melhor solução para a região devido ao alto controle operacional e maior custo de implantação. O desenvolvimento dessa metodologia, com aspecto inovador, propiciou a elaboração de um modelo capaz de atuar na busca de alternativas eficientes e satisfatórias, permitindo aos decisores uma visão mais ampla sobre o leque de possibilidades, na busca pela solução mais apropriada à realidade social da região.
Descrição: RAMOS FILHO, Rivaildo da Silva. Avaliação da concepção do sistema de abastecimento de água em Serraria – PB: uma abordagem SIG - MCDA. 2019. 70 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22716
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Rivaildo da Silva Ramos Filho.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.