Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22736
Título: Da discência à docência: um olhar sobre a formação dos professores de língua portuguesa durante a residência pedagógica
Autor(es): Oliveira, Fabiana Fernandes de
Palavras-chave: Formação de professor
Residência pedagógica
Prática pedagógica
Formação inicial
Experiência reflexiva
Data do documento: 20-Out-2020
Resumo: No intuito de melhor preparar o professor em formação para as demandas de novas práticas de ensino que a sociedade contemporânea traz, o MEC lançou o programa de Residência Pedagógica através da CAPES, projeto que insere por maior espaço de tempo o discente em sala de aula e em outros ambientes da instituição escolar. Partindo disso, o objetivo geral deste trabalho é mostrar os impactos do programa da CAPES de residência pedagógica na formação profissional de futuros professores de língua portuguesa. Para isso, partimos do pressuposto de que, imersos no todo do ambiente escolar, esses futuros profissionais sejam mais capacitados para resolverem conflitos e para lidarem com as mais diversas situações que o cotidiano de uma instituição de ensino traz. Dessa maneira, o tipo de pesquisa que utilizamos aqui foi o método qualitativo descritivo, uma vez que a vivência no ambiente escolar foi à fonte de pesquisa; para isso, nos valemos então, do método de pesquisa de Prodanov e Freitas (2013), que indicam o ambiente como fonte direta da pesquisa, já que o pesquisador mantém contato direto com ele e o objeto de estudo, a fim de buscar caminhos para trilhar nosso trabalho. Partiremos então, com o corpus da pesquisa que foi o relato de experiência de uma das residentes inserida no programa. Como aporte teórico, este trabalho se fundamentou nas reflexões de Freire (1996), de Felício e Oliveira (2008), de Tardif (2010), de Pimenta e Lima (2011), dentre outros, conceituados na área de formação de professores, que buscam analisar de maneira contínua como se dá esse processo através das mudanças ocorridas na sociedade na qual estamos inseridos, visando alinhar teoria e prática, de tal maneira que os discentes vejam que ambas são indissociáveis. Percebeu-se, também, através de um questionário respondido voluntariamente por outros residentes como se deu esse processo de imersão, vivências e trocas de experiências e o olhar e crescimento intelectual que obtiveram como resultado ao final do programa. Com isso, chega-se à conclusão da importância da prática e o tempo desta para uma melhor formação de futuros professores de língua portuguesa e como foi importante aos que foram selecionados pelo programa da CAPES, participar de todas as etapas constituídas do ambiente escolar para melhor capacitar esses futuros docentes, assim como a dimensão que o programa carrega consigo e a diversidade de conhecimentos agregados que cada participante levou ao término deste.
Descrição: OLIVEIRA, F. F. de. Da discência à docência: um olhar sobre a formação dos professores de língua portuguesa durante a residência pedagógica. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22736
ISSN: CDD 371.12
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Para depósito-convertido.pdfPDF - FABIANA FERNANDES DE OLIVEIRA1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DEPÓSITO-convertido (1).pdfTERMO DE DEPÓSITO - CONVERTIDO66.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.