Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22737
Título: Dificuldades no ensino e aprendizagem de cartografia no ensino fundamental
Autor(es): Salvino, José Marcelo Morais
Palavras-chave: Ensino de cartografia
Ensino fundamental
Recursos didáticos
Tecnologia
Aprendizagem
Data do documento: 24-Nov-2020
Resumo: A cartografia existe desde épocas remotas e o seu desenvolvimento acompanha o progresso da civilização humana até os dias atuais. Nos dias atuais a Cartografia pode ser compreendida como uma linguagem com diversos atributos, com gramática própria. Deve ser trabalhada na escola e em todas as séries, de forma contínua, internalizada de acordo com o avanço cultural do estudante. Nos tempos antigos os conhecimentos cartográficos não só acompanharam o desenvolvimento das civilizações como sempre foram imprescindíveis para isso. A história nos mostra o uso das representações cartográficas em diferentes épocas e lugares do mundo por diferentes povos. Os Mapas são os principais instrumentos utilizados pela cartografia desde o seu surgimento e são, geralmente, elaborados em superfícies planas em uma proporção reduzida do local da superfície terrestre escolhido e podem mostrar muito mais do que apenas o que pode ser visto em fotografias, por exemplo. Podem ser utilizados para representar: concentração populacional, diferenças de desenvolvimento social, concentração de renda, entre outras coisas. Nesse sentido, a importância do ensino da cartografia na escola se justifica a partir do argumento que é função da escola preparar o aluno para compreender a organização espacial da sociedade, o que exige o conhecimento de técnicas e instrumentos necessários à representação gráfica dessa organização. No entanto existem dificuldades diversas inerentes ao trabalho do professor em geral, especificamente com relação ao domínio dos conhecimentos específicos da cartografia pelos professores, assim como conteúdos escala e projeções, são elementos cartográficos fundamentais para o ensino de geografia no contexto escolar. Tais dificuldades podem estar associadas aos fundamentos teóricos da aprendizagem, no campo das habilidades cognitivas espaciais, como também às metodologias de ensino da Cartografia, que perpassa a formação inicial e continuada de professores. A partir disso compreende-se que a chegada de novos recursos teórico-metodológicos são essenciais, principalmente se estimularem a aproximação entre pesquisa acadêmica em ensino de geografia e as práticas pedagógicas na escola básica. As pesquisas trazidas e discutidas mostraram a importância de se incluir novos recursos didáticos e tecnológicos no ensino da cartografia como: jogos de memória, quebra cabeça e tabuleiro; uso de celular, internet e aplicativos, em especial o Google Earth, Google Maps, skype e plataformas streaming. Associado a isto deve-se haver um investimento por parte das escolas e dos professores em formação continuada e na qualidade desta formação para que esse campo tão importante construído pela humanidade, que é a cartografia, possa continuar se desenvolvendo e contribuindo para o desenvolvimento da própria humanidade.
Descrição: SALVINO, J. M. M. Dificuldades no ensino e aprendizagem de cartografia no ensino fundamental. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22737
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Jose Marcelo Morais Salvino.pdfArtigo Jose Marcelo Morais Salvino.pdf367.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.