Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22741
Título: O ensino de filosofia e os desafios remotos em tempos de distanciamento social
Autor(es): Santos, Suênio Borges
Palavras-chave: Ensino de filosofia
Educação
Neoliberalismo
Distanciamento social
Data do documento: 28-Set-2020
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância do Ensino de Filosofia na construção do conhecimento, que concebe a Filosofia da Educação como mecanismo indispensável para relação de interdisciplinaridade nas diversas ciências ou áreas do conhecimento. Diante desta relação, podemos compreender que o desenvolvimento intelectual de uma nação está intimamente ligado ao investimento na educação. Em nosso contexto social, inúmeras dificuldades corroboram para o sucateamento da educação básica na rede pública de ensino. Dentre elas, podemos destacar as políticas neoliberais que emergem do sistema capitalista que vem a cada dia destruindo o ensino gratuito e valorizando o ensino privado. A Filosofia da Educação vem neste sentido ajudar os docentes a se fortalecer no amplo acesso ao processo transformador educação. Mesmo em tempos em que o mundo é vitimado por um vírus letal, fazendo a população se isolar em suas casas, a educação é capaz de romper a escuridão e levar aos alunos a busca do conhecimento. O corona-vírus COVID-19, levou a sociedade brasileira a mudança das aulas presenciais em remotas, para que a educação não parasse definitivamente, enquanto o país não encontre uma vacina para combater definitivamente essa pandemia. Nesta perspectiva de aulas remotas, estudaremos a relação dos professores e alunos do ensino médio, do turno da tarde, da Escola Estadual de E. Fundamental e Médio Des. Arthur Virgínio de Moura, da cidade de Matinhas, Paraíba, durante esse período de aulas remotas.
Descrição: SANTOS, S. B. O ensino de filosofia e os desafios remotos em tempos de distanciamento social. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia da Educação).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22741
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de autorização UEPB.pdf567.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Suênio Borges Santos.pdf850.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.