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dc.contributor.authorMaciel, Rosana Simões-
dc.date.accessioned2020-12-15T00:13:15Z-
dc.date.available2020-12-15T00:13:15Z-
dc.date.issued2020-12-25-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22754-
dc.descriptionMACIEL, R. S. Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise praxeológica do livro didático. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo investigar o ambiente praxeológico em torno do conceito de probabilidade em uma coleção de livros didáticos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização). Nosso estudo foi realizado a partir da Teoria Antropológica do Didático, que nos permitiu realizar a análise praxeológica da coleção escolhida e assim compreender como o saber probabilidade se apresenta nessa etapa da Educação Básica. Nossa questão norteadora foi: que praxeologias matemáticas e didáticas têm sido organizadas para que a probabilidade e suas noções sejam ensinadas no livro didático do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental? A nossa pesquisa foi dividida em três etapas: 1. Buscamos compreender o discurso da noosfera, representado pela BNCC e pela Proposta Curricular do Estado da Paraíba sobre os conteúdos, habilidades e orientações metodológicas para o ensino de probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2. Realização da analise praxeológica da coleção de livros didáticos, conforme critérios aleatórios de escolha; 3. Análise entre o discurso institucional das orientações curriculares e o ambiente praxeológico proposto na obra. A nossa pesquisa consistiu em uma análise documental, portanto, um trabalho de cunho qualitativo segundo Fiorentini e Lorenzato (2009). A análise mostrou que o livro segue a orientação da BNCC e e a Proposta Curricular da Paraíba quanto a presença de tarefas abordando as habilidades mínimas previstas no currículo, mas a quantidade de tarefas é insuficiente, com ausência de um discurso técnico, tecnológico e teórico mínimo em torno do tipo de tarefa encontrado, configurando uma praxeologia pontual e incompleta.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. José Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectProbabilidade e Estatísticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPraxeologiapt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didático (TAD)pt_BR
dc.titleProbabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise praxeológica do livro didáticopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

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