Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22755
Título: Segue o baile: uma busca pelos registros da memória das bandas de baile da cidade de João Pessoa
Autor(es): Souza, Alberto Tavares de
Palavras-chave: Documentos arquivísticos
Bandas de baile
Preservação da memória documental
Registros informacionais musicais
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: Este trabalho visa identificar os acervos documentais produzidos pelas bandas de baile na cidade de João Pessoa e assim, responder à pergunta problema: Onde estão os registros das atividades das bandas de baile? Os registros fotográficos, fonográficos, textuais e audiovisuais são recursos necessários para a preservação da memória de tais bandas que figuram momentos importantes das vidas de pessoas que participaram e/ou participam de eventos animados por estes grupos musicais. A pesquisa iniciou-se a partir de um questionário, através da plataforma Google Forms, onde obtivemos 55 respostas e realizamos uma visita à sede da Ordem dos Músicos do Brasil, onde constatamos um grande acervo documental armazenado em situação delicada. Os dados obtidos nos levaram a compreender, de forma indutiva, o perfil dos produtores e detentores dos acervos, os tipos e espécies de documentos e, além disso, a forma como estes documentos estão sendo custodiados. Alguns aspectos das memórias individual, coletiva e afetiva também foram apresentados com intuito de respaldar nossa pesquisa. Direcionamos o nosso olhar para as bandas de baile com atividade por volta dos últimos cinquenta anos. A interdisciplinaridade da Arquivologia nos permite percorrer por caminhos das mais diversas atividades e isso nos leva a crer que devemos, portanto, oferecer nossa contribuição a esse segmento profissional e cultural.
Descrição: SOUZA, A. T. de. Segue o baile: uma busca pelos registros da memória das bandas de baile da cidade de João Pessoa. 2020. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22755
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alberto Tavares de Souza.pdfTCC - ALBERTO TAVARES DE SOUZA21.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.