Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22769
Título: Estudo da estabilidade de solo residual com adição de resíduo de marmoraria para fins de pavimentação
Autor(es): Justo, Alice Oliveira
Palavras-chave: Expansibilidade
Desenvolvimento Sustentável
Propriedades Mecânicas
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: Quando há incompatibilidade entre o solo disponível no local e o tipo de carga solicitante em obras de pavimentação, se faz a correção do solo por meio da estabilização a fim de melhorar as propriedades mecânicas, promover a redução dos custos e viabilizar a obra. Entre os principais métodos, destaca-se a estabilização química que faz uso de materiais como o cimento e a cal, porém a produção destes acarretam danos ao meio ambiente. Nesse contexto, surgiram técnicas alternativas que fazem o uso de resíduos industriais como estabilizantes, contribuindo para um bom desenvolvimento sustentável. O objetivo do trabalho foi aproveitar o resíduo de marmoraria afim de avaliar o desempenho mecânico do solo estabilizado com esse resíduo, verificando sua aplicabilidade para fins de pavimentação como material de construção em sub-bases. Inicialmente o solo utilizado foi coletado nas proximidades do sítio lagoa dos Homens, em Araruna-PB. Em seguida foram feitas dosagens com adição de resíduo de marmoraria nos percentuais de 5, 10 e 15% e por fim foram realizados ensaios de caracterização física, química e mineralógica. Os ensaios de compactação e Índice de Suporte Califórnia para o solo natural e todas as misturas, mostraram uma redução de 66,7% na expansibilidade do solo para o teor de 15%, diminuição da umidade ótima em até 4% e um aumento na resistência mecânica. Entretanto, o teor de 10% apresentou os melhores resultados obtidos, com acréscimo de 56,7% no ISC em relação ao solo natural, chegando a adquirir características para ser aplicado em sub-base. Portanto, o uso do resíduo de marmoraria como material alternativo na estabilização do solo mostrou-se viável frente aos benefícios relacionados as propriedades mecânicas e ao meio ambiente.
Descrição: JUSTO, Alice Oliveira. Estudo da estabilidade de solo residual com adição de resíduo de marmoraria para fins de pavimentação. 2020. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22769
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ALICE OLIVEIRA JUSTO.pdf851.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Deposito.pdf153.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.