Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22771
Título: Início de uma nova ótica: localização da luz com desenvolvimento de simulações numéricas
Autor(es): Silva, Acson Clementino da
Palavras-chave: Localização da luz de Anderson
Fotônica
Núcleo-casca
Teoria de Matrizes Aleatórias
Data do documento: 10-Dez-2020
Resumo: Nos últimos anos, tem tido uma melhora no campo da fotônica em meios desordenados por conta das suas diversas aplicações em coletores solares, lasers aleatórios, fotos catalisadores e outros dispositivos fotônicos. Este trabalho visa estudar o fenômeno do transporte da luz em um meio óptico fortemente desordenado composto de uma solução coloidal de nanopartículas núcleo-casca de dióxido de titânio revestido com uma camada de sílica (TiO2@Slica) suspenso em uma solução de etanol. Foi desenvolvido e adaptado um programa para a realização de simulações utilizando a teoria de matrizes aleatórias, que é executado através do programa de cálculo numérico MATLAB, além de uma portabilidade do mesmo programa para o freeware Scilab. O programa, que conta com uma interface de usuário, funciona como um facilitador para a execução e obtenção dos dados das simulações realizadas. A modificação realizada no programa original permitiu variar novos parâmetros, como o número de canais para os terminais ligados ao ponto quântico estudado, isso acarretou novos resultados que ainda precisam ser estudados e melhor analisados.
Descrição: SILVA, Acson Clementino da. Início de uma nova ótica: localização da luz com desenvolvimento de simulações numéricas. 2020. 32 f. (Graduação em Física), Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22771
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Acson Clementino da Silva.pdf3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdf3.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.