Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22772
Título: Diagnóstico de perdas através do método do Balanço Hídrico e Indicadores de Desempenho no Sistema Integrado de Abastecimento de Guarabira
Autor(es): Costa, Rafaela Salustino
Palavras-chave: Auditoria das águas
Gerenciamento de pressão
Redução de perdas de água
Data do documento: 11-Dez-2020
Resumo: As perdas de água ocorrem em todo sistema de abastecimento, variando apenas a quantidade perdida. Dessa forma, o grande desafio das companhias de saneamento é diagnosticar onde e como essas perdas ocorrem, quantificá-las e elencar as ações necessárias para reduzi-las. Neste sentido, este trabalho busca avaliar os tipos de perdas de água através do método do Balanço Hídrico e dos Indicadores de Desempenho, propostos pela International Water Association (IWA), no Sistema Integrado de Abastecimento de Guarabira (SIAG), que atende as cidades de Araçagi, Cuitegi, Guarabira e Pilõezinhos, visando contribuir para a definição de ações de controle e redução de perdas. O processo metodológico iniciou-se com a caracterização do SIAG e das cidades atendidas, a partir do levantamento da série histórica de dados de recursos hídricos e controle operacional. Contudo, para alguns dados de entrada do Balanço Hídrico, foram utilizadas estimativas com base em valores pré-definidos em bibliografias conceituadas, em razão da dificuldade de obtê-los. Posteriormente, foi realizado o cálculo do Balanço Hídrico e dos Indicadores de Desempenho através do software gratuito WB-Easy Calc (v6.12), apresentando os valores na sua melhor estimativa e margens de erro. Assim, através da metodologia adotada foi possível obter um detalhamento e análise das perdas reais e aparentes de cada município em estudo. Os municípios de Guarabira e Cuitegi apresentaram o perfil de perdas predominantemente reais, com cerca 71,94% para Guarabira e 63,77% para Cuitegi. Já o sistema dos municípios de Araçagi e Pilõezinhos, obtiveram perdas relativamente equilibradas, onde Araçagi apresentou 59,18% de perdas reais e 40,82% de perdas aparentes e Pilõezinhos, cerca de 56,70% de perdas reais e 43,30% de perdas aparentes. Em função dos resultados, a gestão do SIAG deverá desenvolver estratégias e ações de controle e redução de perdas específicas em cada município, observando as características físicas, costumes locais e tecnologia empregada.
Descrição: COSTA, Rafaela Salustino da. Diagnóstico de perdas de água através do método do balanço hídrico e indicadores de desempenho no Sistema Integrado de Abastecimento de Guarabira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22772
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Salustino da Costa.pdf2.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdf99.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.