Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22776
Título: Inventando memórias: uma proposta de letramento literário sobre o poeta Manoel de Barros
Autor(es): Pereira, Diogo da Costa
Palavras-chave: Leitura.
Literatura
Letramento literário
Manoel de Barros
Data do documento: 4-Set-2020
Resumo: O presente trabalho, partindo de uma reflexão que articula literatura e educação, tem, como resultado final, uma proposta de leitura para turmas dos 8º anos do ensino fundamental sobre as obras Memórias Inventadas: a infância, Memórias Inventadas: a segunda infância e Memórias Inventadas: a terceira infância, de Manoel de Barros. O percurso desta pesquisa problematiza, assim, as funções e abordagens de leitura de modo a conceber o letramento como um caminho metodológico producente, uma vez que ele abriga formas diversas de promover o processo da leitura. Assim, a nossa incursão investigativa reflete sobre os modelos de leitura nos estudos de Mascia (2005), passa por alguns aspectos críticos das funções que a literatura exerceu, e exerce, na sociedade com base em Compagnon (2009) e Barthes (2004), e expõe, ainda, a função humanizadora da literatura em Candido (1995). As mudanças e perspectivas do texto infantil e juvenil na escola também são reflexões específicas deste trabalho, sob as quais comparecem os estudos de Lajolo e Zilberman (2004). As pesquisas de Rildo Cosson (2014), centradas no letramento literário, são aportes relevantes para este trabalho principalmente porque se depreende um conceito amplo sobre o processo de leitura. Assim, a abordagem de intervenção apresenta uma natureza reflexivo-descritiva, de forma a proporcionar aos professores mais uma possibilidade para ensinar a leitura perspectivada sob a ideia ativa para a construção dos sentidos do texto. Por fim, como culminância de nosso percurso reflexivo, propomos uma atividade baseada, predominantemente, nas etapas de leitura do letramento de Cosson (2014), já que, entendemos, que os modos plurais de abordagens, além de serem mais democráticos, são os que melhores se adequam na construção de consciências críticas e emancipadoras.
Descrição: PEREIRA, D. da C. Inventado Memórias: uma proposta de letramento literário com Manoel de Barros. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22776
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogo da Costa PereiraPDF - Diogo da Costa Pereira642.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.