Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22778
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Larissa Taynar de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T03:34:24Z | - |
dc.date.available | 2020-12-16T03:34:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22778 | - |
dc.description | SILVA, L. T. de L. A participação da família no acompanhamento escolar: suas contribuições para o ensino-aprendizagem da criança. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve a finalidade de realizar um levantamento de dados sobre a participação da família no acompanhamento escolar, para identificar como está acontecendo as contribuições da família nesse processo de ensino-aprendizagem da criança. Então, o presente trabalho foi desenvolvido por meio da pesquisa quantitativa, com o objetivo geral de investigar a participação da família na vida escolar de seus filhos. Em relação aos objetivos específicos, buscamos discutir a relevância do papel da família no desenvolvimento social da criança; identificar qual a função do professor no processo de ensino-aprendizagem infantil e analisar a necessidade do bom relacionamento entre família e a escola. Para conseguirmos desenvolver a pesquisa e alcançar os objetivos propostos, foi formatado um questionário contendo 10 (dez) perguntas objetivas e aplicado de forma presencial (antes da pandemia do Covid-19) para 11 (onze) pais de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, e também para 13 (treze) pais de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, totalizando 24 (vinte e quatro) pais, ambos de uma escola municipal, que está localizada na cidade de Guarabira – PB. Considerando o resultado da pesquisa, podemos observar que as famílias que responderam ao questionário, se dizem, em sua maioria, estarem presentes na vida escolar de seus filhos, e que mantém um bom relacionamento com a escola. Sabemos que essa união entre a família e escola é muito gratificante para as crianças se desenvolverem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.title | A participação da família no acompanhamento escolar: suas contribuições para o ensino-aprendizagem da criança | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Larissa Taynar de Lima Silva | PDF - Larissa Taynar de Lima Silva | 461.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.