Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22782
Título: Metodologias alternativas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Bandeira, Suzana Clementino
Palavras-chave: Educação Infantil
Metodologia de Ensino
Aprendizagem
Ensino Tradicional
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: No preâmbulo da Educação Básica, em particular a Educação Infantil, prevalece, em sua maioria, aulas tradicionais, baseadas intrinsecamente em exposições orais feitas pelos professores. Nesse modelo de ensino, o docente é visto como o protagonista do processo de ensino-aprendizagem e o aluno é entendido como um mero observador e memorizador, sendo ainda atribuída a este, a tarefa de posteriormente reproduzir as informações através de exercícios avaliativos. Nos últimos anos, essa prática pedagógica vem se modificando e abrindo espaços para novas formas de ensinar e de aprender. A inserção de novas metodologias de ensino, cada dia, vem ampliando os espaços escolares e os discentes ao invés de meros ouvintes passam a ser os protagonistas da aprendizagem, cabendo assim ao professor, a incumbência de fornecer os subsídios necessários para que os mesmos possam despertar seu interesse e criatividade, e assim facilitar o processo de construção do conhecimento. Para que isso ocorra, inúmeros instrumentos podem ser utilizados pelo professor, tais recursos podem ser elaborados por eles mesmo em sala de aula juntamente com os alunos, como jogos didáticos, modelos representativos tridimensionais, cartazes, maquetes, ilustrações, histórias em quadrinhos, dentre outros que podem ser confeccionados com baixo custo. Nessa perspectiva têm-se como objetivo geral, neste trabalho, analisar a importância das práticas pedagógicas alternativas, enfatizando a utilização de recursos didáticos não-convencionais, como facilitadores da construção do conhecimento por parte das crianças. Como aparato teórico recorreu-se aos estudos de Tavares (2013), Salgado e Souza (2012), Zabala (1998), Saviani (1991), entre outros. A utilização desses recursos pode promover no educando um interesse maior pelos conteúdos lecionados, o que consequentemente culminará em sucesso na aprendizagem.
Descrição: BANDEIRA, Suzana Clementino. Metodologias alternativas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22782
ISSN: CDD 372.24
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suzana Clementino BandeiraPDF - Suzana Clementino Bandeira663.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de Depósito444.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.