Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22848
Título: Linguagem visual fotográfica: um recurso metodológico para representação socioespacial no ensino de Geografia
Autor(es): Silva, Ana Paula Targino da
Palavras-chave: Linguagem fotográfica
Geografia
Metodologia de ensino
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: A “fotografia”, enquanto mediadora dos conteúdos abordados em sala de aula, dispõe de potencialidades junto à Ciência Geográfica que possibilitam o processo de ensino-aprendizagem. Com isso, objetiva-se analisar a importância do recurso linguagem fotográfica, visando compreender as formas de representações geográficas presentes no cotidiano dos estudantes, partindo-se de suas percepções subjetivas. A referida pesquisa é resultado de práticas metodológicas desenvolvidas através do Programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Trata-se de um relato de experiência com o uso da linguagem visual fotográfica realizada na turma do 6ª B, no Centro Educacional Osmar de Aquino (CEOA), em Guarabira/PB. Para embasamento teórico, buscamos suporte em alguns autores como Secatto e Nunes (2013) Cacete e Nunes (2009), Carlos (2008), Callai (2016), Kaercher (2006), Mosé (2013), entre outros. Como resultado obteve-se um conjunto de elementos que foram observados durante as abordagens dos conteúdos em sala, que passam pelo processo de inovação do ensino de Geografia. Nessa perspectiva, uma nova postura para interpretação das fotografias a partir do entendimento dos estudantes do ensino básico, os quais enfatizaram os fatores ambientais, sociais e culturais.
Descrição: SILVA, A. P. T. da. Linguagem visual fotográfica: um recurso metodológico para representação socioespacial no ensino de Geografia. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22848
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Targino da SilvaPDF - Ana Paula Targino da Silva990.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito918.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.